As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Padre Orestes, Cohab Duque, Imigrante e Rio Branco passam a aplicar a primeira dose da vacina contra o coronavírus para maiores de 18 anos a partir desta segunda-feira, dia 25. Gestantes maiores de idade também podem procurar os postos. A medida visa facilitar o acesso da população dos bairros às vacinas.
Ginásio e Centro de Eventos seguem abertos para público a partir dos 12 anos
Nesta segunda, dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) mantém a vacinação para pessoas a partir dos 12 anos de idade, com ou sem comorbidades. O Centro de Eventos (Ceven), na avenida São Borja, 1860, e o Ginásio Municipal Celso Morbach, na avenida Dom João Becker, atendem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Para receber a primeira dose é necessário comparecer aos locais de vacinação com documento com foto, CPF e Cartão SUS. Em caso de menores de idade, é necessário a presença de pais ou responsáveis.
Segunda dose
Nos dois locais serão aplicadas as segundas doses do imunizante Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac para a conclusão do esquema vacinal.
Pfizer para quem realizou a primeira até o dia 6 de setembro;
AstraZeneca/Fiocruz para quem realizou a primeira até o dia 21 de julho
Coronavac/Butantan para quem completou 21 dias de intervalo da primeira dose.
Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação e documento com foto.
Terceira dose para a faixa a partir dos 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos
A Semsad disponibiliza a dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, imunussuprimidos, profissionais e estudantes da área da saúde. O Centro de Eventos terá a opção do drive-thru apenas para indivíduos imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias, e idosos acima de 60 nos que completaram 6 meses da última dose. Os demais, também com 6 meses de intervalo entre as doses, devem se dirigir pelo sistema a pé ao local. Os grupos também têm a opção a pé no ginásio municipal.
Confira no fim da matéria a lista de imunossuprimidos e de profissionais de saúde.
Unidade Móvel de Vacinação volta a acompanhar o Ônibus da Saúde
A Unidade de Vacinação disponibilizará aplicações de primeira, segunda e terceira dose.
Manhã (8h30 às 11h30) – Otacília
R. Andrade Neves, s/n°, em frente à Igreja Católica
Tarde (13h30 às 16h30) – Ocupação Justo
R. Ermelindo Warnieri, (Associação de Moradores)
Imunossupressão
Imunodeficiências primária grave
Quimioterapia para câncer
Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
Pessoas vivendo com HIV/Aids
Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
Pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Profissionais de Saúde
Considera-se profissional da saúde apto a receber a dose de reforço indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão. Portanto, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde como: hospitais, laboratórios, farmácia, drogaria, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, agentes comunitários, agentes de endemias e trabalhadores de apoio aos serviços de saúde. Estudantes da área da saúde também estão contemplados.
Para receber a dose é preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de vacinação, contracheque, contrato ou carteira de trabalho.
Fonte: PMSL
Yorumlar