top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Quarto curso do EsteioTec abre inscrições a partir desta quarta-feira


A estimativa é que a lista de estudantes contemplados seja divulgada no site da Prefeitura na quarta-feira (24). | Imagem: divulgação/ Prefeitura Municipal de Esteio.

O programa EsteioTec, promovido pela Prefeitura de Esteio em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, abriu nesta quarta-feira (17) as inscrições para o curso Programação de CLP em Linguagem Ladder.


São oferecidas 12 bolsas integrais para a capacitação, que terá duração de 40 horas. Interessados em concorrer às vagas devem preencher o formulário online (https://forms.gle/bqs6uXCf42wQscMh6) até a próxima quarta-feira (24). É necessário residir na cidade, ter Ensino Fundamental completo e conhecimento em elétrica.

Quem não tiver acesso a computador, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDEMA), pelo telefone 3433-8144, e agendar um horário para fazer sua inscrição. Este número pode ser utilizado para outras informações, assim como o 3433-8187, da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).

Para a definição dos alunos, será feita a análise dos dados informados no formulário de inscrição e serão priorizadas pessoas em condições de vulnerabilidade atendidas em equipamentos da rede de assistência social em Esteio. A estimativa é que a lista de estudantes contemplados seja divulgada no site da Prefeitura na quarta-feira (24).

A previsão é que as aulas comecem em 1º de dezembro, com encerramento no dia 15. Elas ocorrerão no Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, localizado no Município (Av. Presidente Vargas, 3023), de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Sobre o curso


O CLP, sigla de controladores lógicos programáveis, é um equipamento eletrônico dotado de software e hardware capaz de automatizar, controlar e monitorar máquinas, processos específicos ou linhas de produção. A linguagem Ladder é uma forma de “ensinar” a máquina quais passos ela precisa dar para executar sua função. Cada tarefa é representada graficamente como os degraus de uma escada, o que originou o nome da linguagem (ladder = escada, em inglês).

O curso de Programação de CLP em Linguagem Ladder permite aprender a programar dispositivos e equipamentos. Além disso, passa informações sobre características técnicas, princípio de funcionamento, arquitetura e especificação de hardware, linguagem de programação Ladder, estruturas de programação,técnica estruturada de programação, software de programação e simulação de linguagem Ladder.

Ele tem por objetivos ampliar as competências dos profissionais que atuam na instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos, mecatrônicos e de automação, agregando as aptidões necessárias para a programação de CLPs em linguagem Ladder; abrir novas perspectivas de trabalho e de geração de renda para profissionais do segmento de eletroeletrônica, automação e mecatrônica, seja para atuar na manufatura, engenharia, consultoria ou manutenção, seja para a prestação de serviços autônomos; e possibilitar crescimento profissional de trabalhadores que já estão inseridos no segmento da eletroeletrônica, automação e mecatrônica, apresentando as tecnologias e processos relacionados à programação de CLPs em Ladder.

Com duas capacitações já finalizadas, 27 pessoas já receberam certificados em formações promovidas pelo EsteioTec. Após 40 horas de aulas, 10 alunos concluíram, no final de setembro, o curso de Desenho Técnico CAD 3D, a segunda capacitação oferecida pelo projeto. Eles se somaram aos 17 estudantes que participaram das 70 horas/aula da formação em Instalação, Manutenção e Conversão de Aparelhos a Gás GLP/GN, realizada entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro. A terceira, Eletricista Predial, está em andamento.

Realizado pela SMCDH e SMDEMA, o EsteioTec foi lançado em julho deste ano e pretende oferecer, até o fim do primeiro semestre de 2022, 135 bolsas de estudo integrais, ou seja, com 100% do valor custeado pela Prefeitura. Os cursos e formações de qualificação profissional são voltados a diferentes áreas, identificadas pelo setor industrial como de carência de mão de obra, e as vagas são destinadas, prioritariamente, para pessoas em condições de vulnerabilidade atendidas em equipamentos da rede de assistência social do Município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Esteio

0 comentário

Commentaires


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page