O projeto de lei proposto pela vereadora Iara Cardoso (PDT), conhecido com Bolsa Atleta, foi sancionado nesta terça-feira (2) pelo prefeito Ary Vanazzi. O texto tramitou na Câmara de Vereadores de São Leopoldo e foi aprovado este ano por unanimidade.
Segundo a Lei, o projeto busca valorizar e apoiar atletas e entidades recreativas ou sociais de cunho esportivo da cidade e incentivar jovens atletas promissores.
“A prática de esportes tem que ser universal, mas sabemos que na realidade, muitos desistem porque precisam ajudar com a manutenção da casa e a bolsa é um auxílio para continuar no caminho esportivo. Temos muitos exemplos de atletas de sucesso em diversas modalidades, no entanto, a falta de recursos impede, na maioria das vezes, o jovem avançar nos aprimoramentos técnicos para enfrentar as competições com igualdade”, disse a vereadora proponente.
O Bolsa Atleta vem para desenvolver a prática do esporte como meio de promoção social e igualdade de gênero. São Leopoldo em sua história, coleciona atletas campeões, mas é preciso que a nova geração tenha incentivos para continuar a prática esportiva, e também manter os que lutam dia a dia para representar o município mundo a fora.
Alguns requisitos mínimos são previstos:
Idade mínima;
Ser morador do município;
Estar em treinamento para participar de competições;
Além de ter participado de disputas no âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional.
O auxílio financeiro para participação em competições será concedido por meio de editais propostos pelo Executivo.
Comments