Programa Autonomia e Renda Petrobras dá início a curso no IFSul - Câmpus Sapucaia do Sul
- Mariana Santos
- há 6 horas
- 2 min de leitura

O primeiro curso do Programa Autonomia e Renda Petrobras a ser realizado no município de Sapucaia do Sul teve início na última quarta-feira, 16 de abril de 2025. A iniciativa é uma parceria da Petrobras com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e as aulas serão realizadas no campus do IFSul pela manhã.
A turma é de Auxiliar de Serviços Diversos, uma Formação Inicial e Continuada (FIC) com 174 horas, que vai aliar teoria e prática. São 35 estudantes, sendo 28 mulheres.
Na primeira aula, o grupo foi recebido pela equipe local do Programa, conheceu as dependências do campus e ganhou o kit pedagógico do Autonomia e Renda, composto por mochila, caderno, estojo e outros materiais escolares.
Uma dinâmica de integração foi promovida com a turma. Os estudantes se apresentaram e comentaram sobre seus objetivos e expectativas em relação ao curso. Nas falas, o destaque foi para a busca por qualificação como uma forma de melhorar o currículo, ampliar os conhecimentos e ir em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.
Eles ainda obtiveram informações sobre o programa, as instituições envolvidas e o cronograma de atividades. Houve uma apresentação dos conteúdos previstos, que incluem aspectos de segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção.
Mais do que oferecer formação técnica, o Autonomia e Renda é uma oportunidade de transformação pessoal e profissional. Roselaine de Fátima Gonçalves Batista, de 52 anos, é uma das alunas e conta que há cerca de dez anos não atua no mercado de trabalho formal. “Quero agregar conhecimentos em diferentes áreas, acrescentar no currículo e, quem sabe, voltar a ter carteira de trabalho assinada.” Também integrante da turma, Rosângela Minussi Melo, de 63 anos, já trabalhou em empresas de limpeza e, atualmente, atua de forma autônoma como costureira. Ela conta que se motivou a fazer o curso porque estudar é uma forma de conviver com outras pessoas, ocupar a mente e agregar conhecimentos que podem representar novas oportunidades.
Sobre o programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho. O público prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, especialmente as pertencentes a grupos minorizados (como pretos, pardos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros). Além das aulas, os participantes recebem bolsas-auxílio mensais que contribuíram para a permanência nos cursos.
Foi lançado em junho de 2024 pela Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI e oferta cursos em sete estados brasileiros. O IFSul é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas. Para 2025, estão previstas novas turmas no Campus Sapucaia do Sul.
As oportunidades podem ser acompanhadas no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais @ifsul_sapucaia.
Comments