Em nota oficial, a Prefeitura de São Leopoldo e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) informaram que foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 pela variante Delta no município. Trata-se de uma mulher de 67 anos residente no bairro Morro do Espelho. Os sintomas identificados foram leves e já se encerrou o período de transmissão. A notificação do Laboratório Central do Estado (Lacen) foi recebida na tarde de quarta-feira (18).
Ao todo, no Rio Grande do Sul já foram confirmados 52 casos da variante, e em várias cidades do país já foi identificada a transmissão comunitária. A Semsad destaca que seguirá monitorando a situação e reforçando a divulgação das medidas de cuidado, bem como o calendário de vacinação. É fundamental que a população compreenda que órgãos científicos do mundo todo têm alertado que esta variante é mais transmissível e letal que as anteriores, portanto sendo mais perigosa inclusive para pessoas já vacinadas.
Cabe salientar também, que na última semana, foi observado um aumento na ocupação hospitalar em leitos de terapia intensiva no Estado e em São Leopoldo na última semana. A ocupação média dos leitos de UTI Covid do Hospital Centenário, que chegaram a representar 35% de ocupação dos 22 leitos disponíveis exclusivos, já voltaram a registrar mais de 70% de ocupação.
Atendimento médico
Em caso de sintomas gripais ou suspeita de Covid-19, a orientação é procurar o Centro de Atendimento Covid (CAC), na sede da antiga Unisinos (praça Tiradentes Centro) das 8h às 12h e das 13 às 17h. Para a realização do atendimento médico e realização do teste de acordo com as orientações é preciso chegar até às 16h. A UPA Scharlau (avenida Leopoldo Albino Scherer, 374) e o Centro de Saúde Feitoria (rua João Aloysio Algayer, 71) seguem com atendimento Covid 24h nos sete dias por semana em alas separadas dos demais pacientes.
Vacina
Também reforçamos a importância da vacinação. Vacine-se! Procure os locais de vacinação de acordo com o calendário específico, faça a sua primeira dose e quem já fez a primeira, complete o ciclo e faça a segunda dose de acordo com o cronograma.
No sábado, 21 de agosto, a cidade de São Leopoldo vai disponibilizar a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais.
Fonte: PMSL
Comments