Primeira criança com a Pfizer Baby é vacinada em São Leopoldo, na UBS Materno Infantil
- Andressa Deuner
- 24 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O primeiro dia de vacinação para crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias, ocorreu na Unidade Básica Materno Infantil. A bisavó, Inês Viegas e a mãe Julia Viegas, levaram o pequeno Nicolas Viegas de dois anos para tomar a primeira vacina contra a covid-19, nesta quinta-feira (24).
Inês buscou a bisneta e o neto, no bairro Rio Branco, onde moram, e os trouxe para o centro para que o pequeno pudesse tomar o imunizante, que acredita ser de grande importância.
O anseio pela vacinação da criança era tão grande, que a família chegou na frente da UBS às 7h30, antes da abertura da unidade às 8h30. Inês comentou o motivo porque queria tanto vacinar Nicolas. “A minha filha, mãe da Julia, teve covid e ela já tinha as vacinas, com isso conseguimos perceber como os efeitos da doença são menores em quem tem a imunização. Entendemos que a vacina não impede o contágio, mas toda a família tem as quatro doses e agora poder vacinar o Nicolas, ainda mais que tem comorbidades, é um alívio muito grande. Agora sabemos que ele está, pelo menos, mais protegido que antes.”
Nicolas nem chorou, depois foi direcionado a uma sala para esperar os 15 minutos como é indicado para os vacinados nessa faixa etária.
A Pfizer Baby, será aplicada em crianças a partir dos 6 meses até crianças de 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. Na sexta-feira (25), na UBS Padre Orestes, na segunda-feira (28), na UBS Santa Marta, na terça-feira (29), na UBS Vicentina e na quarta-feira (30), na UBS Imigrante, na Feitoria, finalizando assim esse cronograma inicial.
Esquema vacinal de três doses, entre a primeira e a segunda deve ter um intervalo de quatro semanas e para a terceira dose, o intervalo será de oito semanas.
Comorbidades
Neste primeiro momento a vacina está liberada nos locais de vacinação, apenas para as crianças com a idade indicada que possuam alguma das seguintes comorbidades:
Diabetes Mellitus;
Pneumopatias;
Hipertensão arterial resistente;
Doenças cardiovasculares;
Imunocomprometidos;
Doenças neurológicas crônicas;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose Hepática.
O horário de funcionamento das UBS é das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Documentos Necessários:
Para a vacinação dos bebês acima de seis meses e menores de 3 anos com comorbidades, será necessária a apresentação de Laudo médico ou atestado com a CID que ateste que a criança possui a comorbidade de acordo com a lista. Também será necessário apresentar um documento de identificação e a Carteirinha de vacinação da criança.
Xepa
Para os pais ou responsáveis de crianças moradoras de São Leopoldo desta mesma faixa etária, que não possuam comorbidades, será disponibilizado um cadastro de interessados com a vacina Pfizer Baby das doses remanescentes de cada dia. Para tanto será observada a ordem de inscrição, e é preciso preencher com um telefone disponível para atendimento, que de acordo com a disponibilidade de doses as equipes da unidade aberta correspondente ao dia da semana farão contato.
O cadastro deve ser feito através do link.
Comments