O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa para o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O decreto com a nomeação consta na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, Marcia passará a exercer o cargo a partir de domingo (22). O vice-reitor será o professor Pedro de Almeida Costa. O mandato tem quatro anos de duração.
O processo de eleição do reitor é dividido em duas etapas. Na primeira, é realizada uma consulta à comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnico-administrativos). A chapa de Marcia e Pedro foi a mais votada, no cômputo geral, com 6.620 registros.
Na etapa seguinte, o Conselho Universitário (Consun) realizou a votação para formação da lista tríplice. O resultado apurado indicou 44 do total de 75 votos para Marcia Barbosa.
A partir da formação da lista tríplice, o processo é encaminhado ao Ministério da Educação para a indicação do reitor pelo presidente da República, conforme prevê a Constituição.
O atual reitor da UFRGS é Carlos André Bulhões Mendes. Ele foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, em 2020. O docente ficou em terceiro e último lugar na consulta à comunidade acadêmica realizada em julho daquele ano e, posteriormente, na lista tríplice de indicados pelo Consun.
De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), não é obrigatória a nomeação, como reitores das universidades e institutos federais, do primeiro nome da lista tríplice. Porém, a ordem definida pela comunidade universitária costumava ser respeitada pelo governo federal.
Quem são
Marcia é professora do Instituto de Física da UFRGS e pesquisadora. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. De 2023 a 2024, foi Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Pedro é professor da Escola de Administração. Ele ministra disciplinas sobre Administração de Organizações da Sociedade Civil e Administração Pública Social, Estado, Terceiro Setor e Organizações não governamentais.
Fonte: g1
Comments