Prefeitura e Unimed se unem no plantio de Ipês-amarelos em São Leopoldo
- Andressa Deuner
- 10 de set. de 2021
- 2 min de leitura

A avenida Atalíbio Taurino de Resende, no bairro Arroio da Manteiga, foi palco de uma ação em prol da natureza. Foram plantadas na manhã desta quinta-feira (9) 60 mudas de Ipês-amarelos ao longo da via. A iniciativa partiu da empresa Unimed e contou com o apoio e supervisão da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam). As plantas passam a ser parte da paisagem da avenida que recentemente passou por ampliação e calçamento.
O secretário Anderson Etter explicou que a meta é arborizar espaços aptos a receberem árvores e, ao mesmo tempo, incentivar a população para essa prática. “Queremos praticar mais a sustentabilidade. Árvores nos trazem qualidade de ar, contribuem com a diminuição da temperatura, sensações térmicas mais frescas, diminuição da poluição sonora, além de deixar o espaço com aparências mais bela. Também pedimos a colaboração da comunidade para o zelo com as mudas evitando a depredação para que as árvores possam crescer e cumprir o seu papel no ambiente”, enfatizou Etter.

A Semmam promove ações de plantio de mudas em alguns locais que são apropriados para receberam os vegetais. O último plantio foi realizado em um trecho da avenida Thomas Edison, entre a avenida Atalíbio Taurino de Resende e a rua Fernando Muck. A atividade de arborização urbana ocorreu em julho. No local foram plantados 27 manacás de cheiro (Brunfelsia uniflora) e oito palmeiras fênix (Phoenix).
O diretor de Fiscalização Ambiental, Eduardo Mattes, esclareceu que plantar árvores é benéfico para a cidade e para o meio ambiente, mas o plantio inadequado pode resultar na morte da planta, em danos nas calçadas, ruas, fiações e redes pluviais e até danos ambientais. “Estimulamos que a população também adote esse hábito. Por isso orientamos a sempre entrar em contato com a Semmam antes de realizar qualquer plantio no município”, afirmou.
A ação de hoje contou com a participação do chefe de Jardim Botânico Eduardo Rosseto e do chefe do Núcleo do Viveiro Municipal, Alvino de Moraes.
Fonte: PMSL
Comentarios