O prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, se reuniu nesta sexta-feira (3) com representantes da empresa Brisa para discutir medidas imediatas para resolver os problemas na coleta de lixo no município. A Brisa, contratada de forma emergencial e em operação desde 19 de dezembro de 2024, enfrenta dificuldades devido ao aumento no volume de resíduos gerados pela população.
“Hoje, a produção de um dia de coleta está equivalente à quantidade de uma semana. Desta forma, o caminhão que fazia uma rota de três bairros não consegue cumprir esse trajeto, pois precisa voltar ao aterro para descarregar, devido à quantidade de lixo que já lotou a caçamba”, explicou o prefeito.
Para enfrentar o problema, a empresa anunciou a compra de quatro novos caminhões, que devem chegar à cidade nos próximos 10 dias. Enquanto isso, Bortoletti informou que três caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) já estão atuando para reforçar a coleta nas áreas mais afetadas. “Vou acompanhar essa situação diariamente e, se for necessário, vamos colocar mais caminhões para coletar lixo”, garantiu.
Além disso, a Prefeitura solicitou à empresa a presença de um engenheiro logístico para redesenhar as rotas de coleta. O objetivo é criar um plano emergencial que permita atender à demanda até que a situação se normalize.
“Peço um pouco mais de paciência para colocar em dia a coleta o mais rápido possível, pois não vou medir esforços para solucionar esta situação”, afirmou Bortoletti. A partir da próxima segunda-feira (6), o cronograma da coleta será divulgado diariamente, com horários e bairros específicos, para garantir maior previsibilidade aos moradores.
Comments