Com o intuito de debater o aumento da demanda por atendimento e a implantação do novo sistema integrado de informatização, o prefeito Ary Vanazzi coordenou uma reunião com todos os diretores das 25 unidades básicas de saúde (UBS) do município.
O encontro ocorreu na noite desta quarta-feira (13), no gabinete da Prefeitura.
A palavra mais repetida pelo prefeito Ary Vanazzi foi acolhimento. “A primeira coisa que a pessoa busca ao procurar uma UBS é ser acolhida, ter uma resposta, uma orientação correta. Teremos um desafio muito grande nos próximos três meses com a chegada do frio, a volta das aulas presenciais e com a contaminação da dengue”, alertou.
O secretário da Saúde Diego Pitirini afirmou que vivemos num período de transição entre o fim da pandemia com o retorno das atividades presenciais, o que gera proliferação das doenças. “A saúde continuará sendo a maior preocupação da população. Por isso estamos aqui. Para orientar e para ouvir as demandas. A pressão na rede não é uma exclusividade de São Leopoldo. Todo o Estado passa por isso. O nosso desafio é estabelecer um padrão de atendimento. As UBS precisam absorver os usuários de seus bairros para não superlotarem o hospital e a UPA”.
Em sua fala, o secretário geral de Governo, Nelson Spolaor, informou que a Prefeitura está chamando oito médicos aprovados em concurso, citou as novas UBS Madezatti, o Centro do Idoso e a entrega da UBS Baum reformada. Além disso, enalteceu o trabalho dos profissionais que atuam na ponta. “O desafio de vocês é permanente. Todos deram seu máximo na pandemia por isso queremos ouvi-los e dividir com vocês essas ampliações que conquistamos juntos”.
A ideia é que a reunião com os diretores das unidades se torne mensal para aprimorar as estratégias de acolhimento e gestão do fluxo na rede pública.
Fonte: PMSL
Comments