top of page
Buscar
Foto do escritorAndressa Deuner

Prefeitura de São Leopoldo retoma diálogo com empresários e trabalhadores para o desenvolvimento


Durante o encontro, foram apresentadas as iniciativas que já estão sendo discutidas e implementadas pela prefeitura | Imagem: Rafaella Schardosim

Buscando debater alternativas e ouvindo propostas sobre as ações de fortalecimento econômico e social de São Leopoldo, nesta quinta-feira, 2 de setembro, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, estiveram reunidos com representantes dos sindicatos das indústrias metalúrgicas, da borracha, calçadista, a fim de debater sobre as iniciativas para fomentar a economia local.


Estiveram presentes o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico (Sindimetal), Valmir Pizzuti, o secretário-executivo do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha (Sinborsul), Flávio Friedrich, e o secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Loricardo de Oliveira.


Durante o encontro, foram apresentadas as iniciativas que já estão sendo discutidas e implementadas pela prefeitura, tais como a adesão ao Programa Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae, em parceria com o Tecnosinos e o Senac, a ser lançado, o Programa 3.000 talentos TI - São Leopoldo Cidade Tecnológica 2024, além do projeto de inovação e ações de desburocratização nos processos de abertura de empresas e a qualificação da mão de obra.


Nelson Spolaor ressaltou que o encontro aponta para uma série de medidas estratégicas que o poder público vem pensando, principalmente, na evolução e inovação do município. “Temos que pensar em qual cidade queremos encontrar em 2024, ano que comemoramos o bicentenário da imigração alemã. O governo vem trabalhando neste sentido, e esperamos que, unidos aos diversos setores, possamos efetivar essa política de diálogo. Para que cheguemos em 2024 com evolução na indústria, cidadãos empregados e inovação”, destacou.


“Uma oportunidade muito importante para que possamos retomar um diálogo, e realizar esta retomada econômica. Em São Leopoldo, já criamos diversas alternativas para essa retomada, e queremos unir essas forças neste fórum, para propor iniciativas e soluções para a economia da cidade”, salientou Juliano Maciel.


Na oportunidade, o presidente do Sindimetal destacou a importância da construção deste fórum de debate. “Precisamos caminhar juntos; o poder público, os trabalhadores e os empresários, a fim de consolidar medidas de fortalecimento na economia, pensando sempre na comunidade leopoldense”, sintetizou.


O grupo de trabalho prevê, a partir de agora, realizar encontros mensais para pensar em alternativas para os setores econômicos de São Leopoldo. Além disso, há o desejo de agregar a participação acadêmica, junto à Unisinos.


Também participaram do encontro os assessores do prefeito, Olger Peres e Nelsinho Metalúrgico, representantes da Acist-SL e do setor calçadista.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page