A Prefeitura de São Leopoldo através das secretarias de Educação (Smed) e do Esporte e Lazer (Semel) em parceria com o Sesc, promoveu na terça-feira, 28 de setembro, no Ginásio Celso Morbach práticas de atividades corporais de aventura urbana para alunos da Rede Municipal de Ensino. A experiência realizada, é inédita e proporcionada pelos Jogos Escolares Municipais (JEM), que visa preservar a saúde dos alunos com exercícios de esportes individuais devido a pandemia. Na ocasião foram realizadas as modalidades de skate longboard "downhill" e de Hip Hop com o "breaking".
Os alunos participantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) João Goulart e Chico Xavier mostraram animação e energia para gastar. "O projeto é muito bacana, aprendemos coisas novas. Até já andava de skate, mas de longboard é minha primeira vez e os professores são muito legais." compartilhou o aluno, Luis Henrique.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhado do titular da Smel, Douglas Dalua, que é campeão mundial de downhill, e da vereadora Iara Cardoso (PDT), prestigiou o trabalho dos atletas.
As aulas de skate foram ministradas pelo skatista profissional e atual campeão nacional, Yan Bertinati e as danças por Jackson Conceição, vulgo Flow Jack, da Confederação Brasileira de Breaking e da Casa de Cultura Hip Hop.
Com o apoio da empresa Inversiones Sunta que fez o empréstimo de skates longboards para a prática dos alunos.
"Esta é uma forma de incentivar e difundir o esporte. Muitos não tem acesso e estar oportunizando e colocando eles em contato desde pequeno é muito bom", disse o tetracampeão mundial de downhill, Guto Negão que também estava presente.
A expectativa para as próximas ações é continuar incentivando os esportes individuais, como: corrida de orientação, slackline, parkour, arvorismo e escalada. As inscrições são feitas pelo site da prefeitura e a previsão é que abra nas próximas semanas, de acordo com a assessora esportiva da Smed, Margarete da Silva.
Fonte: PMSL
Comments