Foi lançada nesta quinta-feira, 04 de novembro, a programação do 45° aniversário do Museu do Trem. O evento também serviu como forma de relembrar a importância deste importante marco histórico e cultural da nossa cidade.
O prefeito Ary Vanazzi destacou também a importância do transporte ferroviário como um meio sustentável de transporte. “O Museu do Trem é importantíssimo para o desenvolvimento da nossa cidade, e que pena que o Brasil foi um dos poucos países que destruiu suas redes ferroviárias, só que não terá desenvolvimento econômico sustentável sem o retorno das ferrovias”, disse Vanazzi também incentivou a integração da cidade com o Museu por meio de ações culturais como as propostas para a comemoração do aniversário.
O titular da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Pedro Vasconcellos, parabenizou a todos da equipe do Museu “Não tem como nós comemorarmos os 45 anos em um momento tão difícil que vive o nosso país e a cultura nacional, e não nos orgulharmos desse esforço e dessa resistência que está sendo construída aqui e quando falamos de museus ferroviários. Nós também falamos sobre as histórias desses trabalhadores e é essa história contada pelo ponto de vista dos trabalhadores que o Museu do Trem carrega na sua trajetória”, comentou.
A diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti ressaltou o grande acervo do museu que conta com mais de 1800 peças tridimensionais, 340 peças de acervo bibliográfico e mais de 1700 peças de acervo documental.“Estamos aqui hoje porque temos uma história não só de uma cultura material, mas sim uma história de pessoas, nós viemos cada vez mais lutando para construir um museu para todos e que possua em seu ímpeto práticas antirracistas, antifascistas, anti homofóbica”, argumentou a museóloga.
Também participaram do evento, a titular da Secretaria de Direitos Humanos (Sedhu), Paulete Souto; dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, e de Esportes (Semel), Douglas DaLua; além da presidenta da Câmara de Vereadores, Ana Affonso (PT); o representante do Trensurb, Ladislê Teixeira; o presidente do Grêmio Esportivo Ferrinho, Hélio Bueno da Silveira; diretora do Departamento de Promoção de igualdade Racial, Adriangela Cabral; e a representante do Sesc, Andréa Guedes.
Programação da semana de comemoração ao 45° aniversário do Museu do Trem
Todos os atos serão realizados presencialmente:
Dia 22 de novembro - sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores (Av. Independência, 66, centro);
Dia 24 de novembro - última roda de memória deste círculo, que ocorrerá de maneira semipresencial;
Dia 25 de novembro - abertura de exposições com a primeira residência híbrida com a Lurdi Blautch; a segunda residência artística com Rogério Severo; Intervenção Branco com Daggi Dorneles e a exposição de Cândido Silveira, organizada junto ao Departamento de Promoção de Igualdade Racial, (Museu do Trem, 18h, totalmente presencial);
Dia 26 de novembro - lançamento do documentário de 45 anos do Museu do Trem, com a direção de Luís Vieira. (Museu do Trem, 18h totalmente presencial);
Dia 27 de novembro - 10h: ato solene de aniversário de 45 anos com bancas da Economia Solidária; 14h: Bazar Divino Maravilhoso, 15h: caminhada do trem; com percurso pelo centro histórico e pela Rota Romântica; também terá exposições de carros antigos; oficinas de arte para as famílias e intervenções artísticas com temática, Museu do Trem.
Fonte: PMSL
Comments