A Prefeitura de Porto Alegre abriu 67 novos leitos pediátricos em hospitais da cidade nesta segunda-feira (2). O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) inaugurou 20 leitos de internação, 12 de observação e seis de UTI pediátrica, enquanto o Hospital Restinga e Extremo Sul passa a contar com 29 novos leitos de internação pediátrica.
A partir de 12 de maio, o Hospital Vila Nova, que não oferecia leitos infantis, terá dois novos setores: uma enfermaria com 30 leitos e uma observação de emergência pediátrica, com cinco.
O acréscimo de vagas no sistema de saúde da cidade se dá em meio à superlotação nos hospitais que oferecem atendimento de emergência pediátrica, situação que vem se mantendo há algumas semanas em Porto Alegre.
De acordo com os hospitais, o outono é uma estação onde é comum que aumentem casos de doenças respiratórias em crianças. No Hospital da Restinga, por exemplo, a ocupação na semana passada era de 400% a mais, com seis leitos para 24 crianças internadas.
Veja os novos leitos pediátricos de Porto Alegre:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV): 20 leitos de internação pediátrica (atualmente são 30), 12 leitos de observação pediátrica (atualmente são oito), e seis leitos de UTI pediátrica (atualmente são 10);
Hospital Restinga e Extremo Sul: 29 leitos de internação pediátrica (atualmente são 11);
Hospital Vila Nova (a partir de 12 de maio): 35 leitos de internação e observação (atualmente não há atendimento pediátrico no hospital)
Fonte: G1
Comments