top of page
Buscar
Foto do escritorAndressa Deuner

Prefeito Vanazzi faz vistoria no Rio dos Sinos


Vanazzi esteve acompanha do chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves, e o assessor de Gestão Organizacional, Joel Garcia Dias | Imagem: Estevan Benacchi

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, realizaram uma vistoria no Rio dos Sinos, na quinta-feira, dia 6 de janeiro. A ação, realizada de barco pelo curso do rio, serviu como um trabalho de averiguação da situação atual das águas.


Com a chuva do dia 5 de janeiro, o nível do rio subiu, chegando a 2,30 metros no ponto de captação de água, melhorando o cenário atual. Na última terça-feira, 4, o rio estava com 1,10 metros, elevando a situação a uma zona de alerta.


Nos últimos anos, o município investiu na infraestrutura do sistema de abastecimento, através de uma nova elevatória de água bruta e na substituição de redes de distribuição. Além disso, houve a diminuição dos índices de perda, aplicando o programa de eficiência hidroenergética, garantindo melhor gestão do uso da água.


“Fizemos uma fiscalização em função da grande seca e da perspectiva de pouca chuva até o mês de maio. A chuva de ontem ajudou, mas logo vai baixar o nível para uma situação dramática. Esse contato é uma forma de divulgação para o uso racional da água e um cuidado com o Meio Ambiente. O rio abastece mais de 1.4 milhão de gaúchos em toda a sua bacia e nós estamos monitorando permanentemente”, disse o prefeito Vanazzi sobre o objetivo da vistoria.


O titular da Semmam, Anderson Etter, falou sobre a possibilidade de racionamento de água. "Os investimentos realizados nos trazem segurança em relação ao abastecimento. Entretanto, se o nível de água chegar a 50 cm ou menos no ponto de captação de água, estaremos entrando em uma situação bastante crítica. Em 2019 também passamos por um período de estiagem, entretanto só no fim de fevereiro chegamos a marca de 1,10 metros, e agora estamos enfrentando essa situação no início do ano, por isso se faz necessário as ações de controle e fiscalização ambiental”, comentou. "É importante que todos estejam atentos e adotem medidas que evitem o desperdício de água”, expressou o secretário.


Também estiveram presentes, o chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves, e o assessor de Gestão Organizacional, Joel Garcia Dias.


Fonte: PMSL



0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page