Três suspeitos de homicídio foram presos preventivamente na Operação Garra de Urso, efetuada nesta quinta-feira (19) no Vale do Sinos. De acordo com a Polícia Civil, os investigados teriam executado um homem por engano em Sapiranga, no final de 2023.
Um alvo foi preso em Sapiranga, outro em Araricá e o terceiro, apontado como liderança, já estava recolhido no sistema penitenciário, mas teve nova ordem de prisão decretada. Todos eles são apontados como integrantes de um grupo criminoso que atua no município.
O crime que desencadeou a apuração correu no dia 28 de novembro, próximo às 17h45, quando um homem de 43 anos foi baleado e morto no depósito de um estabelecimento comercial na rua Walter Bruno Klein, no bairro São Luiz. Os atiradores, três homens armados com fuzil e pistolas, fugiram em um Citroen C4 Cactus após os disparos, mas acabaram detidos pouco tempo depois pela Brigada Militar na ERS-239.
De acordo com o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Sapiranga, Clóvis Nei da Silva, o verdadeiro alvo do atentado seria um outro homem, que também foi atingido por disparos, mas sobreviveu. Ele seria sócio da vítima e proprietário do empreendimento onde ocorreu o crime.
Ainda conforme o delegado, a dupla tinha uma empresa de montagem e locação de máquinas de pegar ursos de pelúcia. O ataque a tiros foi motivado pela negativa dos proprietários em entregar o estabelecimento ao comando do crime organizado, o que acabou ocorrendo após o atentado.
"Os faccionados queriam tomar o controle do negócio, por isso efetuaram um ataque ao local. Ocorre que o alvo seria o sócio da vítima, um homem que não queria ceder às pressões dos criminosos. Após o crime, a quadrilha acabou controlando o lugar, por isso que houve diligências ali também”, destacou o delegado.
No interior do estabelecimento, foram apreendidas sete máquinas de pegar bichos de pelúcias e telefones celulares. A operação teve apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e da 2ª DP de São Leopoldo, DP de Estância Velha e da DP de Dois Irmãos.
Fonte: Correio do Povo
Comments