top of page
Buscar
Foto do escritorGuilbert Trendt

Plantio de soja do RS atinge 96% da área e o de milho, 95%, diz Emater


Imagem: Wenderson Araujo/ Trilux.

O plantio de soja no Rio Grande do Sul para a safra 2024/2025 já alcançou 96% dos 6,8 milhões de hectares projetados pela Emater/RS. A estimativa é de uma produtividade média de 3.179 quilos por hectare. Apesar do ritmo avançado, o plantio segue em áreas anteriormente ocupadas por culturas como milho e tabaco ou em propriedades de integração lavoura-pecuária, onde a liberação de terrenos ocorre de forma mais lenta.


Segundo a Emater, a conclusão da semeadura está prevista para a primeira quinzena de janeiro. “O término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como milho e tabaco, ou em regiões de integração lavoura-pecuária (ILP), onde a retirada dos bovinos ou a colheita de sementes forrageiras acontecem de forma tardia”, informou em nota.


As condições climáticas têm sido favoráveis ao desenvolvimento da cultura, embora as chuvas recentes não tenham sido uniformes em todo o Estado. “As condições para o enchimento dos grãos estão adequadas, principalmente devido ao predomínio de temperaturas amenas, que favorecem tanto a preservação da umidade no solo quanto a otimização do processo fotossintético das plantas”, explicou a Emater.


Já no caso do arroz, o plantio está praticamente concluído. A área cultivada nesta safra foi estimada em 948.356 hectares, segundo o Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga). Os produtores estão finalizando tratos culturais como irrigação, adubação e controle de plantas daninhas. Essas ações visam preparar as lavouras para o início do período reprodutivo.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page