Pesquisa realizada em Sapucaia indica que 38% dos alunos voltem de forma presencial às aulas
- Mariana Santos
- 19 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

A secretária municipal de Educação de Sapucaia do Sul, Djoydy Filipin, participou da sessão especial do Legislativo para esclarecer aos vereadores do município detalhes sobre a retomada das aulas presenciais na rede pública de Sapucaia do Sul. As aulas nas escolas municipais devem iniciar, no formato híbrido, no próximo dia 31 de maio. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com cerca de 15 mil alunos e cerca de 1.450 professores.
Djoydy garantiu que o município tomará todas a providências para que a retomada seja realizada de forma segura para toda a comunidade escolar. “Estamos reorganizando os espaços readequando os serviços de higiene e modificações na rotina dos estudantes, como a marcação de locais para distanciamento e mudanças na movimentação de entrada e a saída das escolas”, disse.
A secretária também destacou que o plano de contingência que será adotado no município foi aprovado pelos órgãos responsáveis na última semana, podendo haver alterações caso seja necessário. Lembrou também que até o dia 31 deste mês, será contratada uma empresa especializada para realizar o serviço de higienização específico em todos os ambientes escolares.
Pesquisa realizada com pais e responsáveis
Durante a sessão também foram divulgados os números de uma pesquisa que a Secretaria Municipal da Educação de Sapucaia do Sul (SMED) realizou com os pais e responsáveis dos alunos, sobre a preferência do modelo a ser adotado, se remoto ou presencial. De acordo com a diretora Pedagógica da SMED, Ignês Tanski, a consulta apontou que cerca de 38% dos entrevistados estão optando pelo sistema presencial.
Os números apontados pelo material também indicam que dos cerca de 62% dos responsáveis que estão optando pela permanência do ensino remoto, 70% deles solicitam que os alunos façam as refeições na escola. “É uma situação que teremos que analisar para buscarmos uma solução”, disse a secretária, após o evento.
Atualmente, o município doa um kit de alimentos por mês às famílias carentes que contam com alunos matriculados na rede. Os estudantes que retomarem as aulas presenciais, vão fazer as refeições na escola, normalmente.
Vacinação aos profissionais da educação
A vacinação dos profissionais da área da educação também foi abordada durante a sessão especial. A secretária disse acreditar que a classe seja incluída nos grupos prioritários ainda antes do dia 31. Vereadores da base governista acrescentaram que o município só não realizou a medida ainda por conta de decisões judiciais.
Sobre a nova onda de aumento de casos de Covid-19 em determinadas regiões do estado, que fizeram interromper as aulas presenciais em alguns municípios, Djoydy disse que a situação será permanentemente monitorada em Sapucaia do Sul. “Se houver surto de Covid-19 em alguma escola, obviamente vamos fechá-la de imediato. É um protocolo nacional”, finalizou.
Fonte: Correio Sapucaiense
Comments