Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, e está em cuidados paliativos exclusivos. A informação foi divulgada neste sábado (3) pelo jornal Folha de S. Paulo.
Isso significa que o ex-jogador de futebol, tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, não responde mais às sessões de quimioterapia a que vinha sendo submetido desde setembro do ano passado, após passar por uma operação para retirada de um câncer de intestino.
No início deste ano, Pelé teve diagnosticadas metástases no intestino, pulmão e fígado.
Com isso, segundo o jornal, ele vem recebendo medidas de conforto para aliviar a dor e a falta de ar, sem ser submetido a terapias mais invasivas.
Segundo divulgado inicialmente pela ESPN, Pelé foi internado na última terça-feira (29) no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, com um quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigênica (edema generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.
As informações não foram confirmadas ao LANCE! pelo Einstein. Por meio de sua assessoria, o hospital mantém a atualização médica divulgada nesta sexta-feira (2). "A equipe médica diagnosticou uma infecção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos. A resposta tem sido adequada e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde. O ex-jogador continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento", diz o boletim assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente médico do Einstein.
Também por meio de sua assessoria, o Einstein afirmou que não serão concedidas entrevistas sobre o estado clínico de Pelé e a comunicação será feita por meio de notas.
Pelé vem realizando uma série de postagens em suas redes sociais mesmo internado. Na última delas, na sexta, garantiu estar bem e agradeceu homenagem recebida pelos organizadores da Copa do Mundo do Qatar.
"Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado ao Catar por essa homenagem, e a todos que me enviam boas energias!", diz o post.
Por meio de postagem nas redes sociais, Kely Nascimento, uma das filhas de Pelé, minimizou a gravidade da condição médica do pai. "A mídia está surtando novamente e eu quero vir aqui abafar um pouquinho. Meu pai está internado, regulando medicamento. Eu não estou pulando num voo para correr lá. Meus irmãos estão no Brasil, visitando, e eu vou no Ano-Novo. Não tem surpresa, nem emergência", desabafou Kely.
Fonte: Lance!
Comentarios