O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou, nesta quinta-feira (10), seguir a orientação da Direção Nacional da sigla e dar apoio à candidata Maria do Rosário (PT) no segundo turno das eleições em Porto Alegre. No primeiro turno, a legenda concorreu com Juliana Brizola, que ficou em terceiro lugar.
Brizola obteve 19,69% dos votos válidos no domingo (6). Ela ficou atrás de Sebastião Melo (MDB), que fez 49,72%, e de Maria do Rosário, que alcançou 26,28%.
O posicionamento do PDT foi revelado em uma nota divulgada durante a tarde. Segundo o comunicado, o Diretório Municipal do partido havia "emitido um indicativo de não apoio a nenhuma das duas candidaturas". Contudo, o partido manifestou apoio à candidata petista "devido à orientação da Executiva Nacional do PDT".
Entre os partidos que lançaram candidatos à prefeitura da Capital, o PSTU de Fabiana Sanguiné defendeu "voto crítico em Maria do Rosário contra Melo que é apoiado por Bolsonaro e é o principal responsável pela enchente". Já Felipe Camozzato (Novo ) e Carlos Alan (PRTB) declararam apoio a Melo.
Eleições em Porto Alegre
Com 100% das urnas apuradas, Melo recebeu 345.420 votos, que representam 49,72% dos votos válidos. Já Maria do Rosário teve 182.553 votos, marcando 26,28%.
Em terceiro lugar, ficou Juliana Brizola (PDT), com 19,69%. Felipe Camozzato (Novo) ficou em quarto, com 3,83%.
Luciano do MLB (Unidade Popular), Fabiana Sanguiné (PSTU). Carlos Alan (PRTB) e Cesar Pontes (PCO) não ultrapassaram 1%, cada um.
Nota do PDT:
"Devido à orientação da Executiva Nacional do PDT, o Diretório Municipal de Porto Alegre declara apoio à candidatura de Maria do Rosário (PT).
Embora o PDT Porto Alegre tenha emitido um indicativo de não apoio a nenhuma das duas candidaturas postas atualmente no segundo turno da eleição municipal, seguirá orientação da Executiva Nacional do partido.
Tal decisão da Direção Nacional se dá em função da reciprocidade com apoio do PT aos nossos candidatos nos municípios de SERRA (ES), ARACAJU (SE) e NITERÓI (RJ)".
Fonte: g1
Comments