A obra da passarela do km 5,1 da ERS-118, em Sapucaia do Sul, começou na manhã desta quarta-feira (7). A estrutura é a primeira das seis passarelas para pedestres previstas para o trecho duplicado da rodovia, segundo o governo do RS.
De acordo com o secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, a previsão de término da construção é 31 de dezembro. O investimento é de R$ 3,8 milhões.
Segundo a secretaria, o local teve prioridade em razão da segurança necessária e da proximidade com escolas.
Na próxima semana começa a construção da segunda passarela, localizada no km 10,4, na divisa de Cachoeirinha com Gravataí, também na Região Metropolitana. A obra tem investimento de R$ 3,3 milhões e também deve ficar pronta em dezembro.
As passarelas terão estrutura metálica e serão apoiadas em pilares de concreto armado. Possuem 6,5 metros de altura (do pavimento até a estrutura) por 2,6 metros de largura interna. As estruturas têm coberturas com telhas metálicas e telas nas laterais. Também terão rampas de acesso contendo guarda-corpos, sendo abertas e com sistema de iluminação.
Outras quatro estruturas estão sendo programadas. "Já estão em projeto de execução e licitamos até o fim do ano", destaca Costella.
A secretaria também prevê obras na interseção da ERS-118 com a ERS-030, em Gravataí, conhecido ponto de congestionamentos. Segundo a pasta, a empresa projetista deve entregar o projeto completo ainda nesta semana.
Um projeto de iluminação de todo duplicado da ERS-118 está em andamento e deve ser entregue ainda em julho.
Acidentes na 118
O trecho da ERS-118 em Sapucaia do Sul atualmente não tem faixa de pedestres, redutor de velocidade ou passarela. Em um trecho de 10km, há apenas um semáforo.
Apenas nos seis primeiros meses de 2021, foram 25 acidentes no local. Quatro pessoas morreram atropeladas. O último caso aconteceu na sexta-feira, 2 de julho, quando uma mulher de 41 anos foi atropelada. O motorista fugiu do local.
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a maioria dos acidentes acontece por excesso de velocidade.
"Basicamente a gente procura fiscalizar muito o excesso de velocidade através de um controlador de velocidade automático portátil. Alguns pontos é interessante que tenha uma área de escape para que o pedestre consiga ficar com maior segurança pra atravessar a rodovia", destaca o comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, capitão Joelson Ferri.
A costureira Solange Maria Porto precisa atravessar a rodovia duas vezes por dia. "Tem dias que eu demoro mais de 10 minutos para atravessar só essa pista do lado de cá. Do lado de lá é mais tranquilo, mas essa do lado de cá é terrível. A gente fica louca de medo de atravessar isso aqui, mas a gente precisa trabalhar, né. O que que a gente vai fazer?", diz.
Fonte: G1 Rio Grande do Sul
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