top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

Parque de iluminação de São Leopoldo ganha eficiência com 3,2 mil lâmpadas de LED


Além das trocas, o programa é responsável pelas manutenções preventivas e corretivas no parque de iluminação pública. | Foto: Divulgação/Semurb

O Programa Cidade Iluminada está em pleno andamento em São Leopoldo. Com esta iniciativa a Prefeitura de São Leopoldo substituiu cerca de 3,2 mil luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED. Este número representa em torno de 12% do parque de iluminação do município, que atualmente conta com aproximadamente 26 mil luminárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) coordena os trabalhos.


Em 2020, no período de janeiro a novembro, 9,4 mil lâmpadas de diferentes tipos queimadas ou que apresentaram problemas foram substituídas em toda a cidade. Além das trocas, o programa é responsável pelas manutenções preventivas e corretivas no parque de iluminação pública.


De acordo com o titular da Semurb, Sandro Lima, o Programa de Eficiência Energética, do qual o Programa Cidade Iluminada faz parte, foi criado em 2018 com o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica e redução de gastos públicos com a iluminação. “O sistema de gestão de iluminação pública eficiente também traz benefícios para a população como a sensação de segurança para a circulação das pessoas e no trânsito à noite”, destaca o secretário.


Entre as áreas contempladas pelas melhorias estão os bairros São João Batista, Vila Otacília, Vila Berguer, Independência e Imigrante, Jardim Fênix, Cooper Arroio, grandes avenidas e praças. Até o momento, 72 praças receberam as melhorias, das 118 existentes no município. O objetivo é contemplar 100% das praças com lâmpadas LED no segundo semestre de 2021. Já as manutenções preventivas e corretivas ocorrem em toda a cidade.


O diretor de Iluminação Pública, Jiovane Veiga, aponta mais algumas vantagens do uso das lâmpadas de LED. Além da redução do consumo de energia e segurança, a utilização destas luminárias reduz o impacto ambiental e diminui o custo de manutenção. “Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio pelos modelos de LED, a iluminação pública tornou-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades. Isso porque é possível utilizar sua infraestrutura para conectar diferentes serviços na localidade, como o controle de luminosidade”, afirma.


Meta


A previsão da Semurb, é chegar a 10 mil novas lâmpadas de LED instaladas até o final da gestão em 2024, o que representa aproximadamente 40% do parque de iluminação pública. Para alcançar a meta e manter as lâmpadas de LED, há diversos fatores envolvidos, como a queda dos preços dos produtos até ao aumento do investimento em infraestrutura. Lima e Veiga ressaltam que há desafios para ampliar a instalação e atingir as diferentes localidades do município, assim como para que a iluminação pública cumpra os requisitos de segurança, eficiência energética, consumo de energia, fluxo luminoso, fator de potência, entre outros que visam a melhor utilização de cada tipo de luminária.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page