O 5º mutirão da iniciativa solidária “Paredes com Propósito” revitalizou, neste fim de semana, a sede da Associação dos Moradores da Vila Brás, em São Leopoldo. O local, que também abriga a cozinha comunitária do projeto SOS Co.zinhas – uma iniciativa do Instituto FeedMe responsável por distribuir 1,6 mil marmitas diárias – ganhou novas cores com a ajuda de cerca de 35 voluntários, incluindo 15 artistas.
O projeto “Paredes com Propósito”, criado pelo artista Jotape Pax e pela produtora cultural Kami Rosito, tem como foco revitalizar visualmente locais atingidos pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, buscando apagar as marcas deixadas pelas enchentes e restaurar a autoestima das comunidades impactadas. Em parceria com o Instituto FeedMe, o mutirão não apenas trouxe novas cores para o prédio da associação, mas também simbolizou a esperança de dias melhores para os moradores da região.
Desde julho, o projeto já transformou diversas áreas vulneráveis e impactadas em Porto Alegre e arredores, incluindo o Quilombo do Areal, o entorno da escola IEI Vitória, na Vila dos Papeleiros e o Centro Cultural Vila Flores, no bairro Floresta. A iniciativa já revitalizou mais de 250 fachadas de residências e escolas em sua primeira fase.
O último mutirão marca o fim desta etapa inicial do projeto, que agora busca arrecadar R$ 200 mil para uma segunda fase. A meta é realizar mais cinco mutirões no início de 2025, abrangendo novas áreas da Região Metropolitana, das Ilhas e do Interior do Estado.
Interessados em contribuir podem fazer doações através do site oficial, www.paredescomproposito.com.br, onde também é possível se inscrever para atuar como voluntário.
Comments