A 18ª Parada da Diversidade de São Leopoldo vai agitar a Praça 20 de Setembro – conhecida popularmente como Praça da Biblioteca – neste domingo (3), a partir das 14h. Esta edição tem como tema “Amor Cura o Preconceito”. Os preparativos já começaram em novembro com festas descentralizadas.
Além de celebrar a diversidade, o evento promove o encontro e a socialização das pessoas LGBTQIAPN+ com a comunidade em geral, já que elas não se sentem seguras em outros espaços. "O evento que vai ocorrer domingo faz parte da história de São Leopoldo e abrange muitas pessoas. Faço um convite aos munícipes e moradores da região para que compareçam na 18ª Parada da Diversidade. Será uma atividade fantástica", enfatiza a secretária de Direitos Humanos, Nadir Jesus.
“A Parada é um dia de comemorar as conquistas da população LGBTQIAPN+ e também mostrar que existimos, pagamos impostos e exigimos direitos e respeito”, destaca a representante do Fórum LGBT, Lolita Boom Boom.
Segundo a chefe do Departamento de Igualdade Racial, Adriângela Cabral Jacob, agir com respeito é o elo fundamental entre Direitos Humanos e diversidade. “Acolher nossas pluralidades e potencializá-las em prol de vidas dignas, via pertencimento, engajamento e acolhimento”, comenta. Adriângela ainda frisa que os shows da 18ª Parada da Diversidade iniciam às 14h com os DJs, às 16h ocorre a abertura oficial, enquanto às 17h30 será realizada a saída para caminhada com trios.
De acordo com o ouvidor municipal e integrante do Fórum LGBT, Daniel Passaglia, a população LGBTQIAP+ chegou a 19 milhões de pessoas autodeclaradas, representando 12% dos brasileiros, levando em conta os dados populacionais do IBGE de 2022. Uma pessoa LGBTQIAP+ foi assassinada a cada 32 horas por se identificar assim, conforme dados do ano passado.
Por outro lado, o público LGBT alcançou algumas conquistas:
São Paulo elegeu pela primeira vez uma mulher trans, a Erika Hilton, como deputada federal;
Em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da lista de doenças;
Em São Leopoldo, a lei 6.010 reconhece a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero e estabelece penalidades, enquanto a lei 9.842/23 incluiu a nomenclatura de licença parental de 20 dias consecutivos, por nascimento ou adoção, a cônjuge ou companheira(o) de relacionamentos homoafetivos. A lei está em vigor desde 22 de junho de 2023. Outra alteração, a lei 9827/23, vigente desde 15 de junho, concede o equivalente ao salário-maternidade por 120 dias, prorrogáveis por mais 60, à servidora ou ao servidor em relacionamento homoafetivo;
O preconceito é crime! As denúncias contra homofobia podem ser feitas pelo 190 (em caso de urgência) ou pelo Disque 100.
Confira as atrações confirmadas na 18ª Parada da Diversidade:
Dj Dianna black;
Laura;
Gaby Quadras;
Leka Moura;
Bianka berlusk;
Abela Angel;
Joel Netto;
Aurora Rosa;
Jennifer Porto;
Melky Vetorrazy;
Xandy Mattos;
Luno;
Degê Becker;
Caio Diogo;
RBD Cover;
Stacy Lee;
Matteus Mendes;
Jullyana Rayker;
Makenzy Mistress;
Ivy De la Foxx;
Debby Thomas;
Carol Roge;
Kaliandra Burlamak;
Bianca Barluk;
Junas Dançarino;
Geovana shanshis
Xequematy;
Ronei.
18ª Expo Black
Concomitantemente à Parada da Diversidade, também será realizada a 18ª Expo Black, no mesmo local. A exposição reúne afroempreendedores e tem como objetivo mostrar a diversidade da cultura negra por meio do trabalho afro. Os visitantes podem conferir produtos artesanais variados que visam à sustentabilidade com itens como bonecas, acessórios, turbantes, cosméticos, toucas, roupas, entre outros.
Fonte: PMSL
Yorumlar