O Programa Panorama Político desta quarta-feira (16) recebeu o deputado estadual do Rio Grande do Sul pelo PT, Leonel Radde. Durante a entrevista, o parlamentar comentou os resultados das eleições municipais deste ano e fez um balanço de sua atuação na Assembleia Legislativa.
Na eleição de 2022, o antifascismo foi a principal bandeira empunhada pelo parlamentar para conquistar os 44.300 que garantiram o seu primeiro mandato como deputado estadual. O combate à agenda fascista, no entanto, já faz parte de sua trajetória desde a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Panorama das Eleições Municipais
Comentando sobre o resultado das Eleições Municipais de 2024, Radde destacou que há uma "dupla realidade" a ser analisada. “Ao mesmo tempo em que perdemos São Leopoldo, a maior cidade administrada pelo PT no Estado, estamos disputando prefeituras em cidades onde antes não estávamos presentes”, observou. O deputado mencionou que o partido voltou a disputar o segundo turno em Porto Alegre pela primeira vez desde 2008, e destacou vitórias importantes, como em Rio Grande e Bagé.
“Estamos muito bem colocados no segundo turno em Pelotas [com Fernando Marroni) e Santa Maria [com Valdeci Oliveira], e quase conseguimos ir para o segundo turno em Caxias do Sul, uma cidade majoritariamente bolsonarista. É um sentimento dúbio, mas acredito que o saldo seja um empate”, resumiu.
Renovação no PT
Sobre a renovação do Partido dos Trabalhadores, o parlamentar defendeu que ela deve vir acompanhada de critérios. “Eu não considero a renovação pela renovação algo positivo. Temos que ter um equilíbrio entre experiência e renovação, porque política é diplomacia e tem suas camadas. Quem entende e articula essas camadas, muitas vezes, são os políticos mais experientes”, ponderou o deputado.
Desafios com poucos recursos
Radde também comentou sobre os desafios enfrentados durante a campanha, especialmente com a falta de recursos do Fundo Partidário. Ele afirmou que as redes sociais foram fundamentais para superar essa barreira. “Minha comunicação nas redes foi de forma muito orgânica, o que ajudou a equalizar a falta de recursos. Pensar em pautas e dialogar foi essencial para conseguir espaço”, explicou.
Conectar-se com o cidadão comum
O deputado enfatizou ainda a importância de uma comunicação eficiente para se conectar com o eleitorado. Segundo Radde, é preciso ter atenção aos detalhes discursivos para dialogar com o cidadão médio, que muitas vezes tem uma visão mais conservadora. “Temos que falar com o balconista, o vendedor da Renner, o cara do Mercado Público de Porto Alegre. Essas são as pessoas da classe trabalhadora que precisamos atingir”, destacou.
Balanço do mandato
Radde fez um balanço positivo de seu mandato na Assembleia Legislativa. Apesar de enfrentar dificuldades com o "atual governo de Direita", o parlamentar afirmou que tem trabalhado em defesa do serviço público, na luta pelos direitos humanos e em diversas pautas sociais. “Temos propostas sobre a cannabis terapêutica, projetos ambientais relacionados às agroflorestas, e iniciativas na causa animal, como a proibição de coleiras de choque”, afirmou.
O deputado destacou também as frentes parlamentares em defesa de mulheres com fibromialgia e ações em prol da cultura. “Acredito que estamos cumprindo aquilo que prometemos durante a campanha. Tentamos, no primeiro ano, multiplicar as iniciativas e apresentar propostas em diversas áreas”, concluiu Radde.
A gravação completa do Programa Panorama Político está disponível nos canais da TV Start News no YouTube e Facebook, e tem reprise nesta quarta-feira (16), às 22h10, na radiostart.com.br.
Confira entrevista completa:
Karem Rodrigues, da Redação Start
Comentarios