Em 11 de Setembro de 2001, a AL-QAEDA, liderada pelo OSAMA BIN LADEN, uma organização fundamentalista e extremista islâmica, realizaram ataques suicidas arquitetados por KHALID SHEIK MOHAMMED contra os Estados Unidos.
Naquela manhã 19 terroristas liderados por MOHAMMED ATTA, sequestraram 4 aviões de passageiros, e colidiram 2 dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios, após duas horas do impacto os prédios desmoronaram, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.
World Trade Center era um complexo formado por sete edifícios, sendo as Torres Gêmeas as mais conhecidas, inaugurado em 1973, foi um dos cartões-postais de Nova Iorque, ficava no centro financeiro da cidade, na hora do ataque,15 mil pessoas estavam nas torres.
Os terroristas sequestraram 4 Boeing de diferentes empresas aéreas, que decolaram da costa leste dos EUA, com destino a Califórnia. A American Airlines (AA) e a United Airlines (UA), os voos foram os seguintes:
Voo 11 da AA que decolou de Boston as 07:59 com destino a Los Angeles, e às 08:46, foi lançado contra a Torre Norte do World Trade Center, o primeiro avião a colidir contra as Torres Gêmeas atingindo a Torre Norte, com 92 pessoas a bordo e 1 402 no edifício.
Voo 175 da AA decolou de Boston e ia tambem a Los Angeles, o segundo avião a colidir contra as Torres Gêmeas e atingiu a Torre Sul as 09:03, ampliando a devastação do atentado e o número de mortos.
Voo 77 da AA decolou de Washington também ia a Los Angeles, foi lançado contra o Pentágono, as 09:37 na sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C.
Voo 93 da UA decolou de Newark e ia para São Francisco, tinha como alvo o Capitólio, e caiu as 10:03 antes de atingir seu alvo, em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, quando alguns de seus passageiros e tripulantes tentarão retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana.
Depois dos impactos os prédios incendiaram com as explosões dos aviões, o incêndio progressivo enfraqueceu as vigas que suportavam os pisos, criando flacidez oque puxou as colunas de aço exteriores, com o afundamento dos andares as colunas exteriores a se curvarem para dentro. Com o dano nas colunas centrais, as colunas exteriores fumegantes já não podiam suportar a estrutura dos edifícios, fazendo-os entrar em colapso. Às 09:59, A Torre Sul desmoronou e, às 10:28, a Torre Norte também desmoronou.
Morreram em 2996 mortes, das quais 2606 em Nova Iorque, 125 morreram no Pentágono, 246 morreram nos aviões, os 19 terroristas. A maioria das vítimas foram civis, cidadãos de mais de 70 países.
O após os ataques o espaço aéreo dos EUA foi fechado por vários dias, após a sua reabertura e as viagens aéreas diminuíram levando a uma redução de quase 20% da capacidade de transporte aéreo e causando os problemas financeiros da indústria aérea do país.
Os EUA responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror invadindo o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da al-Qaeda e capturar o BIN LADEN. Os Estados Unidos também aprovaram o USA PATRIOT Act. que deu ao governo o poder, e a autoridade de deter estrangeiros suspeitos de terrorismo por uma semana sem acusação, para monitorar as comunicações de telefone, e-mail e o uso da internet por suspeitos de terrorismo e para processar suspeitos de terrorismo sem restrições de tempo.
Outros países criaram e reforçaram a legislação antiterrorismo. Na Alemanha, onde vários dos terroristas do 11 de setembro tinham morado e tirado proveito das políticas alemãs liberais de asilo, leis antiterrorismo foram decretados. removendo brechas legais que permitiam que terroristas vivessem e levantassem dinheiro na Alemanha, e a eficácia e a comunicação da inteligência do governo.
O Canadá aprovou a legislação antiterrorismo da nação. O Reino Unido decretou a Lei de Antiterrorismo, Crime e Segurança de 2001 e a Lei de Prevenção ao Terrorismo de 2005. A Nova Zelândia decretou a Lei de Supressão ao Terrorismo de 2002.
A Administração Federal de Aviação (FAA) ordenou que os cockpits dos aviões fossem reforçados para evitar que terroristas tomem o controle das aeronaves e permitiu a presença de oficiais do governo em voos.
A lei criou uma força de segurança federal para inspecionar passageiros e bagagens, causando atrasos e preocupação com a privacidade dos passageiros.
Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas, perdendo 1,4 trilhão de dólares em valor em uma semana, equivalente a 1,72 trilhão de dólares em termos atuais.
No Pentágono os danos foram reparados em um ano, e o Memorial do Pentágono foi construído ao lado do prédio, a reconstrução foi iniciado no local do World Trade Center. Em 2006, uma nova torre de escritórios foi concluída no local, o World Trade Center 7,é um dos arranha-céus mais altos da América do Norte, com 541 metros de altura, além de um memorial às vítimas dos ataques.
O Memorial Nacional do Voo 93 começou a ser construído em 8 de novembro de 2009 e a primeira fase de construção foi concluída no 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro, em 2011.
As milhares de toneladas de detritos tóxicos resultantes do colapso das Torres Gêmeas consistiram em mais de 2 500 contaminantes, incluindo agentes cancerígenos, caisando doenças entre os trabalhadores de emergência e de resgate.
Os efeitos na saúde também se estenderam para alguns moradores, estudantes e trabalhadores de escritórios de Lower Manhattan e do Chinatown da cidade, e várias mortes foram ligadas à poeira tóxica causada pelo colapso das torres, os nomes das vítimas estão incluídas no memorial do World Trade Center.
Fonte: Grupo de História
Comments