Em apenas 16 dias de atividades, a Operação Verão Total 2024/2025 do governo do Rio Grande do Sul já registrou 225 salvamentos e realizou mais de 121,6 mil ações de prevenção em praias e balneários. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Na temporada passada, foram contabilizados 783 salvamentos e mais de 375,9 mil atividades preventivas ao longo de toda a operação.
De acordo com o comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, o foco da operação é evitar afogamentos, atuando de forma antecipada. “O foco é agir antes que o afogamento aconteça, alcançando, diretamente, as pessoas que possam estar em situação de risco”, afirmou.
Desde 2019, as áreas monitoradas pelos guarda-vidas não registraram mortes por afogamento, um marco alcançado através dos investimentos em tecnologia, capacitação e ações preventivas. Desde 2022, mais de R$ 67,8 milhões foram aplicados na segurança aquática, com a aquisição de equipamentos modernos, como quadriciclos, motos-aquáticas e um helicóptero exclusivo para salvamentos, o Resgate 01, avaliado em R$ 21,7 milhões.
Além da presença física de guarda-vidas civis e militares nas guaritas, a operação inclui sinalizações de segurança, como bandeiras que indicam condições de banho, e campanhas de conscientização, tanto presencialmente quanto pelas redes sociais do CBMRS). "Investimos em tecnologia que proporciona rapidez e eficiência nas ações de resposta, mas, acima de tudo, buscamos fortalecer a aproximação com a comunidade", ressaltou o comandante-geral.
As ações de monitoramento e salvamento contam com o apoio de veículos como quadriciclos e motos-aquáticas, que garantem cobertura em grandes extensões de praias e rios, e de um helicóptero para emergências mais complexas. Segundo o CBMRS, orientações simples, como banhar-se em áreas próximas às guaritas e manter atenção redobrada com crianças, são fundamentais para garantir um verão mais seguro.
A Operação Verão Total foi oficialmente lançada em 21 de dezembro e segue até o fim da temporada, garantindo a tranquilidade de gaúchos e turistas no litoral e em águas internas do Estado.
Comments