É com música, estilo e celebração que o Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre, inaugurou três obras gigantes que celebram os elementos da cultura hip hop, em um evento neste sábado (24).
Um tênis, um toca-discos e um microfone, cada um com cerca de três metros de altura, passam a compor o acervo ao ar livre do museu – com aproximadamente seis mil itens.
A escolha dos objetos foi feita de forma precisa. Cada um deles carrega um significado, como explica Aretha Ramos, coordenadora administrativa do museu.
"O tênis representa o breaking, que é um elemento da cultura hip-hop. E ele está todo grafitado, com uma identidade visual bem legal, uma arte de grafite que também é um elemento da cultura hip-hop, além de trazer também a temática dos MCs em um dos lados do tênis", diz Aretha.
Já o toca-discos e o microfone compõem uma única obra. "O toca-discos, com o microfone, representa o elemento MC que, por meio do rap, faz a música. E o DJ, que também é o quarto elemento da cultura hip-hop", conta a coordenadora.
O público ainda pode interagir com os objetos gigantes: é possível entrar dentro do tênis e girar em cima do toca-discos. O objetivo, de acordo com a coordenadora, é proporcionar uma nova experiência e levar o público ao museu, o primeiro da América Latina dedicado ao movimento.
"Desde o início, a ideia é eles serem instagramáveis, no sentido de trazer, aproximar o público de alguma forma. Como a gente tem um acervo muito rico, mas também limitado para o toque, o instagramável veio pra galera conseguir tocar e, a partir disso, também compartilhar nas suas redes sociais o fato de estar lá no museu, de estar tendo uma vivência no museu", explica Aretha.
Fonte: g1
Comentários