As equipes do Consórcio Nova Via, responsável pelas obras da BR-116, e da Construsinos seguem realizando o reparo emergencial dos diques de contenção contra cheias em duas frentes de trabalho.
O Consórcio atua na recomposição do dique do Arroio João Corrêa, ao lado da Casa de Bombas do bairro Vicentina. Já a Construsinos restaura o dique do Arroio Gauchinho, na vila Brás, próximo à Casa de Bombas da Santo Afonso, na divisa com Novo Hamburgo.
A intervenção mais avançada ocorre no dique da vila Brás. A colocação das pedras (rachões) ultrapassou o centro do estreito do Arroio Gauchinho. “O que estamos fazendo é uma ensecadeira (para represar parcialmente o arroio), que também serve de proteção ao grosso das águas. Uma vez terminado, iniciaremos, após a diminuição das águas, a construção do verdadeiro dique de contenção”, afirma Antonio Geske, diretor do Sistema de Proteção Contra Cheias da Secretaria do Meio Ambiente (Semmam), explicando que nesta quinta-feira (16), deve ser concluído o maciço de pedra sobre o Arroio Gauchinho.
No dique do Arroio João Corrêa, o Consórcio Nova Via também realiza a colocação dos rachões, com previsão de finalizar o maciço de pedra nessa quinta, dependendo das condições climáticas.
Comments