As obras de drenagem e pavimentação no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, seguem em ritmo acelerado, transformando a realidade de diversas áreas da Região Nordeste da cidade. Antigamente marcadas por valões a céu aberto e ruas de terra, as áreas agora recebem investimentos significativos em infraestrutura, com a construção de uma nova galeria de drenagem, canalização pluvial e pavimentação com blocos de concreto.
As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Steigleder, selecionado pelo Ministério das Cidades na modalidade Periferia Viva - Urbanização de Favelas.
De acordo com o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, a nova galeria, com mais de 130 metros de extensão, irá melhorar o escoamento da água, minimizando alagamentos frequentes na área. "A obra da galeria irá garantir uma maior vazão e fluxo da água, o que diminuirá os alagamentos, permitindo que toda a água que vem desde Mauá escorra até a vala da Steigleder. Além disso, faz parte do projeto a pavimentação do restante das ruas do bairro", afirmou. Além das obras de drenagem, a pavimentação também avança na rua Décio Freitas, onde, futuramente, serão implementadas calçadas e ciclovias. “Seguimos fazendo as obras e os investimentos. Aqui vai transformar a região”, completou Passos.
Morador da região há mais de 20 anos, o líder comunitário Carlos Machado comemorou as mudanças. "Quando cheguei aqui, não tinha nada pavimentado. Agora, olha só como está! Está uma maravilha! Já fizeram quase tudo; faltam poucas ruas", disse Carlos, satisfeito com o progresso das obras.
O PAC Steigleder, que envolve um investimento de mais de R$ 149 milhões, será realizado em fases, incluindo a macrodrenagem, reassentamento de famílias em áreas de risco, urbanização e regularização fundiária, além de projetos sociais para enfrentar a vulnerabilidade da comunidade.
Kommentare