Mesmo faltando um ano para as eleições de 2022, que vai escolher o novo presidente da república, os novos governadores, senadores e deputados federais e estaduais, o ambiente político de São Leopoldo está todo de olho nos resultados das eleições mais importantes desde o fim da ditadura civil-militar que “governou” o Brasil durante mais de 20 anos.
Temos em São Leopoldo um prefeito que há vários anos é o político mais orgânico do Partido dos Trabalhadores e talvez o mais influente a nível estadual e, com esta envergadura política, não pode ser descartado como uma das alternativas do partido para candidaturas majoritárias, leia-se, senador ou governador. Ary Vanazzi também é forte candidato a um ministério, caso o ex-presidente Lula ganhe a eleição para presidente da república em 2022.
O tabuleiro local que já está se desenhando para a eleição municipal de 2024, também deve ficar mais claro a partir dos resultados da eleição de 2022, conforme a votação de alguns pretendentes a sentar na cadeira do atual prefeito Vanazzi a partir de 01 de janeiro de 2025. As candidaturas para as vagas na assembleia legislativa gaúcha e câmara de deputados são fator decisivo para cacifar ou eliminar os já pré-candidatos.
Vão disputar vagas aos legislativos estaduais e federais e já estão com suas candidaturas sendo trabalhadas os seguintes pré-candidatos:
Pelo PT, deve concorrer a estadual, a vereadora Ana Affonso e a federal, os atuais secretários Marcel Frison e Nestor Schwertner;
Pelo Cidadania, deve concorrer a estadual o vereador Gabriel Dias;
Pelo PSB, deve concorrer a estadual o vereador Alessando Lemos;
Pelo PDT, podem concorrer a federal o vice-prefeito Ary moura e a vereadora Iara Cardoso e a estadual devem concorrer o músico Régis Marques e o vereador Rafa Souza;
Pelo DEM, deve concorrer a federal o delegado Heliomar Franco;
Pelo MDB, pode concorrer a federal o suplente de vereador, Victor Hugo Eggers Carvalho, que já deixou bem claro que não voltou para a sigla para bater palmas para candidaturas forasteiras impostas pela cúpula partidária;
Também são citados os nomes dos vereadores Tarzan Correa dos Republicanos e Dentinho do PTB, que não parecem muito animados ou pelo menos externando a possibilidade de disputar vagas nos legislativos estadual e federal.
A votação de cada um desses ainda pré-candidatos nas eleições de 2022 vai determinar as possibilidades de cada um para a eleição de 2024. Só não viu esse desenho quem ainda não entendeu nada do que está acontecendo na política leopoldense.
Por Bado Jacoby, colunista de Política
Commentaires