O sucesso do governo Heliomar Franco, passa pela blindagem de seu grupo técnico em relação as pressões políticas
- Start Comunicação
- 27 de mar.
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: a formação do governo de Heliomar Franco e Regina Caetano, mostrou que o comprovado notável saber técnico no comando das secretarias consideradas de pontas, seria e ainda está sendo um dos seus principais pontos fortes. Os "Capas Pretas" do governo (denominação da coluna), são em sua maioria, portadores de consideráveis e respeitados currículos no trato da coisa pública. Boa parte das principais pastas da administração municipal, estão sob comando de "forasteiros(as)" sem grandes relações com a ambiente político de São Leopoldo. Essa pouca relação é algo muito positivo e preserva essas figuras estratégicas de vícios políticos históricos na administração municipal e que fazem parte do pacote de uma eleição. O fato de serem alheios a política leopoldense não depõe contra um agente público. O problema, é quando se traz gente incompetente.
Até agora, se viu que os discretos Capas pretas tem se mostrado bastante eficientes e principalmente, não muito chegados aos holofotes. Essa discrição, é mais um ponto positivo por estarem em cargos bastante técnicos e que muitas vezes, são os que precisam de cara feia e alguns nãos necessários para aplacarem os interesses políticos paroquiais, que em regra, trazem custos econômicos e políticos para o governo. Mas, não é fácil enfrentar a pressão política sobre o setor mais técnico do governo. A pressão acontece de muitas formas e vem de todos os lados e principalmente do fogo "amigo".
Nenhuma dúvida, de que segurar a pressão e o fogo "amigo" tão comum em todos os governos, será o grande desafio do prefeito Heliomar Franco. A linha tênue entre o sucesso e o fracasso de seu governo, vai ser diretamente proporcional, a blindagem aos seus gestores da área técnica. E essa blindagem, precisa ser permanente.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby
Comments