top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

O rompimento do PDT com o PT foi apenas uma formalização de algo anterior a eleição de 2024


SÃO LEOPOLDO: a troca de farpas entre o PT e o PDT feita por meio de notas de ambos os partidos, apenas representa, a formalização de um contexto que já acontecia desde a época da campanha eleitoral que elegeu Heliomar Franco (PL) e Regina Caetano (PP) para governarem São Leopoldo. O "rompimento" já era fato posto durante a campanha e a troca de notas desta semana, foi a formalização de fato e de direito, de algo que estava desenhado desde a morte de Ary Moura, que deixou o PDT sem seu nome natural para disputar a eleição como cabeça de chapa.


A não aceitação por parte de Iara Cardoso de ser a vice na chapa com Nelson Spolaor, foi a porta aberta para um clima de quase cada um por si em relação a campanha dos vereadores. O governo de então que buscava a continuidade com a candidatura Nelson/Nado, não conseguiu convencer o PDT para um apoio geral e irrestrito. Até mesmo candidatos que juraram amor eterno ao prefeito Vanazzi, pularam da barca e pelo menos campanha dupla fizeram sem o menor rubor. Ou seja, o caminho já estava sendo trilhado para a aliança com a candidatura de Heliomar Franco e Regina Caetano caso fosse ela a vencedora e assim que saiu o resultado da eleição, as tratativas começaram.


A reação do PT, foi natural e esperada e com certeza, a linha a partir de agora, é chamar o PDT para o debate como também responsável pelas possíveis irregularidades e erros de gestão do governo passado. Neste contexto, fica a expectativa de como o PDT vai se equilibrar nesta linha de reação do PT. O tempo, vai mostrar.


Esse rompimento agora oficializado entre os dois maiores partidos da cidade e que até poucos dias eram aliados e governavam juntos São Leopoldo, é talvez o maior feito politico do novo governo. Em apenas 15 dias, Heliomar Franco, Regina Caetano e seus capas pretas, sem dar e gastar sequer um tiro ou porção de pólvora, conseguiram, agregar a maioria dos partidos que estavam no governo anterior e afastou quase de maneira definitiva os dois maiores partidos da cidade, que em tese seriam juntos, seus maiores adversários nas disputas daqui para frente. O resumo desse primeiro capítulo pós eleição é bem fácil de descrever: "o novo governo, sem entrar na savana política, enfraqueceu seus dois até então maiores adversários políticos. Isolou um na oposição e trouxe o outro para perto de si".


Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br/ Por Bado Jacoby

0 comentário

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page