top of page
Buscar
Foto do escritorAndressa Deuner

O programa “Melhor em Casa” diminui ocupação nos hospitais em São Leopoldo


O programa tem a coordenação do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde | Imagem: Divulgação

O programa “Melhor em Casa” consiste em desospitalizar e desocupar leitos de hospitais, funcionando como uma janela entre a atenção básica e o hospital para aqueles pacientes que estejam estáveis, mas que precisam de algum tipo de auxílio mais específico ou mais complexo dentro de casa. Normalmente são pacientes acamados que utilizam, por exemplo, sondas ou algo que exija um comprometimento que precise da ajuda da família. Atualmente o programa abrange casos de pessoas que se recuperaram do coronavírus e necessitem de atenção.


A via de acesso para o programa é feita através de requerimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma vez que não há telefones ou sites para o "Melhor em Casa" ser contatado. Isso após o paciente passar por uma avaliação de um médico enfermeiro, que foi até a UBS acompanhado de um familiar ou que recebeu um atendimento médico domiciliar. O hospital também pode fazer requerimento, atestando que seu paciente tem condições estáveis e pode receber os cuidados em casa, dessa forma desocupando os leitos do local.


Mesmo com o projeto, os familiares do paciente devem estar cientes de que é necessário um cuidador fixo, já que as visitas do "Melhor em Casa" funcionam apenas com um acompanhamento e é semanal, não todos os dias. Em função do acompanhamento e da conversa com o cuidador é estipulado se o paciente precisa de mais ou menos visitas. O programa atende cerca de 60 pacientes, dependendo da necessidade, cada paciente recebe de duas a cinco visitas por mês.


Apoio do Papai Noel

A equipe do “Melhor em Casa” é formada pela médica Luciana Trindade, a enfermeira Graziele Borges, as técnicas de enfermagem Bianca Helena Schlusen Selzlein, Vera Regina dos Reis Rocha e Juliana Rodrigues da Silva além da Assistente Social Maíra Matos Mello que vão de casa em casa atendendo os pacientes. Na semana do Natal, as visitas dos profissionais de saúde tiveram a participação especial do Papai Noel, que não esquece de ninguém, ele decidiu participar dos acompanhamentos levar mais esperanças e alegrias aos atendimentos.


O programa tem a coordenação do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) no município de São Leopoldo desde que foi assumido o primeiro contrato com a Prefeitura em outubro de 2019.


Fonte PMSL

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page