O horário de verão pode voltar?
- Guilbert Trendt
- 26 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Em busca de um antídoto contra a crise hídrica que o Brasil está vivendo, muitas pessoas começam a fazer o questionamento se o horário de verão pode voltar. O modelo de teve o fim decretado pelo governo Bolsonaro em 2019, no entanto, especialistas acreditam que o horário de verão deveria voltar em 2021.
Em agosto, Jair Bolsonaro afirmou que o horário de verão poderia retornar caso a maioria da população apoiasse a medida. O presidente encerrou o horário especial com o argumento de que não havia benefício econômico. O horário de verão é defendido por personalidades do setor da alimentação, turismo e entretenimento, que pressionam Bolsonaro pedindo a volta da medida.
Por que o presidente Jair Bolsonaro deu fim ao horário de verão? Quais os argumentos?
Na cerimônia em que anunciou o fim do horário de verão no ano de 2019, o presidente informou que a área técnica do Ministério de Minas e Energia (MME), órgão responsável que dá a última palavra sobre o horário de verão, afirmou que o adiantamento anual dos relógios em uma hora “perdeu razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico”.
Bolsonaro também argumenta que pesquisas feitas com brasileiros apontam que mais da metade da população pedia pelo fim do horário de verão.
A partir de 2023, em outra gestão presidencial, o horário de verão pode retornar?
O Ministério de Minas e Energia (MME) é o órgão responsável que dá a última palavra sobre a utilização do horário de verão. Atualmente, a instituição afirma que o adiantamento anual dos relógios em uma hora “perdeu razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico”. Mesmo assim, novos pedidos de estudos são solicitados a todo o momento para o MME, como feito pelo próprio Ministro Bento Albuquerque no mês de setembro.
Com uma possível gestão presidencial diferente em 2023, o horário de verão poderia se tornar novamente pauta de teses e debates para a solução de crises hídricas vividas no país, fazendo com que seu retorno se torne possível.
Há algum PL ou MP avançando em casas legislativas para retornar à medida?
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados iniciou em 22 de setembro uma audiência pública para debater os pedidos de retorno do horário de verão. O debate foi solicitado pelo presidente da comissão, o deputado Barcelar (Pode-BA). Ele informa que, em junho de 2021, empresários de alguns setores como turismo, bares e restaurantes encaminharam uma carta para Bolsonaro pedindo a volta do horário de verão ainda em 2021.
Após o debate na Câmara dos Deputados com representantes do governo e economistas, a pauta sobre o retorno do horário de verão ainda em 2021 segue em aberto.
Fonte: Yahoo
Comments