top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

O dia 22 de outubro na história e seus fatos marcantes

Acordo secreto em Londres estipula mudança da corte portuguesa ao Brasil

Os reinos de Portugal e Grã-Bretanha assinavam um acordo secreto, em um dia como este, em 1807. Era a Convenção Secreta sobre a Transferência da Monarquia Portuguesa para o Brasil, também chamado "Convenção secreta sobre a transferência para o Brasil da sede da Monarquia Portuguesa, e ocupação da temporária da Ilha da Madeira por tropas britânicas".


O tratado foi firmado em Londres, quando as tropas napoleônicas se aproximavam das fronteiras portuguesas, avançando pela Espanha. Em 1808, a corte portuguesa se transferiu para o Brasil e, durante a viagem, os navios britânicos ofereceram proteção às embarcações portuguesas. Em troca, Portugal assinou a abertura dos portos brasileiros para as mercadorias inglesas.


Juan Domingo e Evita Perón se casam na Argentina

O político Juan Domingo Perón se casou no dia 22 de outubro de 1945 com a atriz Maria Eva Duarte, que logo seria conhecida como Evita Perón, marcando a história da Argentina. Os dois haviam se conhecido um ano antes, durante um evento para arrecadar fundos para as vítimas de um terremoto. Na época, Juan era ministro do trabalho e da assistência social.


Ao alcançar a vice-presidência do país, Perón tornou-se uma peça-chave da política argentina ao estabelecer uma aliança estratégica com sindicalistas. Com isso, o movimento trabalhista reorganizou-se sob sua tutela e foram implementadas diversas leis e benefícios para os trabalhadores. Em 1945, ocorreu um golpe de estado e Perón foi preso. Foi quando Evita convocou milhares de trabalhadores às ruas para pedir a libertação dele.


Em 1946, Perón foi eleito presidente, e Evita assumiu o papel de "chefe espiritual da nação". Com a criação da "Fundação Eva Perón", foram construídas milhares de casas, escolas e hospitais para a pessoas necessitadas. Assim, ela se tornou muito popular entre as camadas mais pobres da população. Evita também foi ativa na campanha pelo voto feminino, que seria aprovado em 1947.


Em 1951, a Confederação Geral do Trabalho a propôs como candidata à vice-presidência da Argentina. Mas a forte oposição dos setores conservadores que a consideravam uma ameaça, além das recentes notícias de sua doença, impediram que o plano fosse adiante. Em 26 de julho de 1952, Evita morreu vítima de câncer cervical, aos 33 anos.


JFK anuncia bloqueio a Cuba na chamada Crise dos Mísseis

Em um dia como este, no ano de 1962, o presidente John F. Kennedy anunciou ao povo norte-americano que ele havia ordenado, no dia anterior, um bloqueio a Cuba. O ato foi em resposta à descoberta de que mísseis soviéticos foram instalados na ilha. Em seu discurso na TV, ele condenou o líder soviético Nikita Khrushchev pela "ameaça clandestina, irresponsável e provocativa à paz mundial" e avisou que os Estados Unidos estavam totalmente preparados para revidar qualquer ataque.


Khrushchev respondeu enviando outros navios, possivelmente transportando carga militar, para Cuba, além de dar sequência à instalação dos mísseis no país. Ao longo dos próximos seis dias, a chamada "Crise dos Mísseis" deixou o mundo à beira de uma guerra nuclear global. Líderes dos dois países conduziram tensas negociações via telegrama e carta. Felizmente, em 28 de outubro, Kennedy e Khrushchev chegaram a um acordo, e o mundo pode respirar aliviado, porém a cautela persistiu. Os mísseis em Cuba foram desmantelados e, em troca, Kennedy concordou em fechar as bases de mísseis norte-americanos na Turquia.

Papa João Paulo II assume o poder da Igreja Católica

O polonês Karol Józef Wojtyła comandou sua primeira missa como papa em 22 de outubro de 1978. Foi neste dia que ele assumiu oficialmente o posto de líder da igreja católica e recebeu o nome de João Paulo II. Ele ficaria no cargo até o dia da sua morte, em 2 de abril de 2005. Com o total de 26 anos no poder, João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história - atrás de São Pedro (37 anos) e Pio IX (31).


Foi um dos líderes da Igreja com mais viagens pelo mundo: visitou 129 países durante o seu papado. Também conseguia se comunicar em vários idiomas, além do polonês. Outro número de seu pontificado é em relação à vocação universal pela santidade: beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos. Após sua morte, João Paulo II foi proclamado beato em 1 de maio de 2011 pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro, no Vaticano.


Fonte: history.uol.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby



0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page