Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil
No dia 22 de abril de 1500 a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao território batizado de Vera Cruz pelos portugueses e onde hoje se encontra o Brasil. Por um longo tempo foi usado o termo "descoberta do Brasil" em uma visão eurocêntrica. Contudo, essas terras antes já eram habitadas por vários povos indígenas. Estima-se que cinco milhões de indígenas se espalhavam pelo litoral brasileiro em 1500. No dia da chegada de Cabral, os portugueses ancoraram em frente a um monte, batizado de Pascoal, no litoral sul de onde hoje está a Bahia. Antes de seguir viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam no Brasil até o dia 2 de maio para tomar posse da terra "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo". Do dia da chegada dos portugueses, apenas três depoimentos ainda estão disponíveis atualmente. O mais detalhado deles é a "Carta de Achamento do Brasil", de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada. No dia seguinte à chegada dos portugueses, ocorreu o primeiro encontro entre os navegadores e os indígenas. No dia 26, o primeiro domingo depois da Páscoa, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa em terra firme. No dia 1o. de maio, uma outra missa foi rezada e também realizada a posse oficial da terra. Foi erguida uma grande cruz de madeira, com as armas reais de D. Manuel. Na manhã seguinte, no dia da partida da esquadra, os portugueses deixaram dois desterrados, que trocaram a pena de morte pelo exílio em terras desconhecidas. Além deles, ficaram no Brasil outros dois portugueses, que desertaram.
Nasce o consagrado ator Jack Nicholson
Em 22 de abril de 1937, nasce na cidade de Neptune, Nova Jersey, John Joseph Nicholson, que se tornará um dos maiores e mais famosos atores de sua geração, pelos papéis marcantes em filmes como Sem Destino, Um Estranho no Ninho e Melhor Impossível.
O pai de Nicholson abandonou sua mãe antes de seu nascimento, e ele cresceu acreditando que sua avó era sua mãe e que sua mãe era sua irmã mais velha. Jack só soube da verdade no início dos anos 70, muito tempo após a morte das duas, através de uma jornalista, que escrevia um artigo sobre o recém-famoso ator.
Depois de terminar o ensino médio, Nicholson ganhou uma bolsa para estudar na Universidade de Delaware, mas preferiu tentar a carreira como ator. Após se mudar para Los Angeles, ele conseguiu um emprego no departamento de animação da MGM, ao mesmo tempo em que começou a estudar artes dramáticas no Players Ring Theatre, ganhando pequenos papéis em séries de TV.
Em 1958, Nicholson interpretou um adolescente conturbado no seu primeiro longa-metragem, o terror de baixo orçamento The Cry Baby Killer. Esta foi a primeira de várias aparições em filmes de terror e de motociclismo e em outros filmes B, que Nicholson faria no decorrer da década seguinte. Ele também tentou seguir carreira como roteirista, escrevendo os roteiros para Viagem ao Mundo da Alucinação (1967), dirigido pelo rei dos filmes B, Roger Corman, e o musical Os Monkees Estão de Volta (1968). Nicholson se casou com a atriz Sandra Knight em 1962, mas o matrimônio durou apenas 5 anos.
Em 1967, ele ganhou sua grande oportunidade nas telas, quando o ator Rip Torm desistiu de seu papel em Sem Destino (1969), e Nicholson foi cotado para substituí-lo. Interpretando um advogado alcoólatra ao lado dos motociclistas traficantes de droga vividos por Peter Fonda e Dennis Hopper, ele roubou as cenas e ganhou uma indicação ao Oscar por Melhor Ator Coadjuvante.
Após o sucesso de Sem Destino, a carreira de Nicholson teve uma grande ascensão. Como o músico de talento preso em uma mina de perfuração em Cada um Vive Como Quer (1970), ele ganhou outra indicação ao Oscar, desta vez como Melhor Ator. Depois de mais duas indicações – por A Última Missão (1973) e Chinatown (1974), o thriller noir de Roman Polanski –, Nicholson finalmente levou um prêmio de Melhor Ator para casa por Um Estranho no Ninho (1975), no qual ele interpreta um paciente em um hospital psiquiátrico. O filme, inclusive, foi o primeiro a arrebatar todas as cinco principais categorias da Academia: Melhor Ator, Melhor Atriz (Louise Fletcher, como a sádica enfermeira Ratched), Melhor Roteiro, Melhor Diretor (Milos Forman) e Melhor Filme.
No topo do primeiro time hollywoodiano, Jack fez participações esporádicas nas telas no restante dos anos 70. Já nos 80, ele apareceu em uma série de performances notórias, incluindo O Iluminado (1980), de Stanley Kubirck, e os longas pelos quais foi novamente indicado ao Oscar Reds (1981), Laços de Ternura (1983) e Ironweed (1987). Mostrando seu lado mais extravagante, ele interpretou satã em As Bruxas de Eastwick (1987) e viveu o Coringa em Batman (1989), com uma atuação bastante elogiada – dois grandes sucessos de bilheteria. Fazendo um coronel linha dura da marinha em Questão de Honra (1992), Nicholson acumulou sua décima indicação da Academia, um recorde para um ator masculino.
Em 1997, Nicholson e a coprotagonista Helen Hunt ganharam ambos o Oscar por suas atuações na comédia dramática excêntrica Melhor Impossível. Ainda no auge de sua forma, ele continuou a aparecer com frequência em papéis principais ao longo da década, recebendo elogios (e a décima segunda indicação da Academia) por sua performance atipicamente moderada em As Confissões de Schmidt (2002); se entregando ao seu lado mais suave na comédia romântica Alguém Tem Que Ceder (2003), ao lado de Diane Keaton; e liderando o elenco estrelar do drama mafioso de Martin Scorsese e vencedor do Oscar, Os Infiltrados (2006).
Nicholson, um grande fã de basquete, pode ser visto com frequência, no canto da quadra, nos jogos dos Los Angeles Lakers.
Hitler admite derrota na Segunda Guerra Mundial
Em 22 de abril de 1945, Adolf Hitler, informado por um de seus generais de que as forças alemãs não ofereceram resistência ao ataque russo em Ebesrwalde, admite a todos em seu bunker que a guerra foi perdida e que o suicídio era a única saída. E como confirmação de sua avaliação, o exército soviético chega a Treuenbrietzen, a 65 quilômetros do sudoeste de Berlim, liberta um campo de prisioneiros de guerra e solta, entre outros, o comandante norueguês Otto Ruge.
Na ocasião, Hitler já estava refugiado em seu bunker desde janeiro daquele ano. Ele e sua companheira, Eva Braun, teriam cometido suicídio no local no dia 29 de abril de 1945. A morte dele sempre esteve envolta em dúvidas. Muita gente acredita que, na verdade, o líder nazista escapou para a América do Sul. Recentemente, cientistas rebateram essa tese. Eles afirmaram que a análise de DNA de uma mandíbula encontrada no bunker comprova o suicídio.
Criado o Dia Internacional da Terra
O dia 22 de abril de cada ano marca o aniversário do nascimento do movimento ambiental moderno, que vem sendo celebrado desde 1970. O fundador do Dia da Terra, Gaylord Nelson, que foi depois senador dos Estados Unidos para o estado de Wisconsin, propôs o primeiro protesto ambiental em âmbito nacional para sacudir o estabelecimento político e forçar o assunto na agenda nacional. Em 22 de abril de 1970, vinte milhões de americanos tomaram as ruas, parques e auditórios para fazer demonstrações por um meio ambiente saudável e sustentável. Denis Hayes, o coordenador nacional, e seu pessoal organizaram protestos massivos de costa a costa. Milhares de colégios e universidades organizaram protestos contra a deterioração do meio ambiente. Grupos que tinham estado lutando contra de derramamentos de petróleo, contaminantes de fábricas, plantas elétricas, águas negras, resíduos tóxicos, pesticidas, rodovias, e a perda e extinção da vida silvestre, de repente perceberam que tinham valores em comum.
Fonte: history.uol.com.br/ Pesquisa de Bado Jacoby
Comentarios