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Novo modelo da carteira de identidade nacional já está sendo emitido no RS; saiba onde fazer em São Leopoldo

Imagem: divulgação/ Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A carteira de identidade nacional, novo modelo do documento básico de identificação dos brasileiros, passou a ser oferecido por todos os Estados brasileiros a partir de novembro do ano passado. A nova carteira de identidade possui versões em papel e digital.


A primeira via e a renovação do documento são gratuitas – quem perder e precisar tirar a segunda via tem de pagar uma taxa de R$ 86,66 (exceto maiores de 65 anos ou vítimas de roubo – obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência). O cidadão recebe, ao final do processo de confecção, a guia de arrecadação para realizar o pagamento da taxa em qualquer agência do Banrisul, em dinheiro.


O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032, então não é obrigatório trocá-lo agora. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não atualizar o documento. A nova carteira reúne o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número de todos os outros documentos, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


O objetivo do governo é substituir gradualmente o RG, o que significa que os cidadãos brasileiros passarão a ser identificados apenas com o número do CPF. Isso deixa o documento mais seguro, uma vez que, hoje, um cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um para cada unidade da federação. O documento não substitui a CNH ou passaporte.


Outra mudança com a nova carteira de identidade nacional é que ela passa a ser aceita inclusive no formato digital, será válida para todo o país e terá prazos de validade diferentes conforme a idade dos cidadãos.


Crianças de até 11 anos, por exemplo, precisam atualizar o documento a cada cinco anos. Dos 12 aos 59, a emissão da carteira deve acontecer a cada 10 anos. A partir dos 60, o prazo de validade é indeterminado.


Como emitir a nova carteira de identidade em São Leopoldo:


  • Endereço: Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 1105, Fião;

  • Atendimento: por ordem de chegada;

  • Horário: segunda a sexta, das 8h às 14h;

  • Telefone: (51) 3568-5222;

  • Retirada: segunda a sexta, das 8h às 14h.

Prazos


  • Capital: 20 dias úteis

  • Região Metropolitana: 30 dias úteis

  • Interior: 25 dias úteis

Documentos Necessários


Os documentos necessários são os mesmos para primeira ou segunda via da carteira de identidade. É necessário apresentar o número do CPF, que não pode ter pendências com a Receita Federal. Não é necessário trazer fotos.


  • Solteiros Certidão de Nascimento original, legível, atualizada ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

  • Casados/Viúvos – apresentar Certidão de Casamento original, legível, atualizada ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

  • Separados Judicialmente ou Divorciados – apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);

  • Naturalizados – certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada;

  • Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior – Certidão de Nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja, 243);

  • Brasileiros casados no exterior – Certidão de Casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre;

  • Menores de 16 anos – além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade. Quando acompanhados por guardião(ã), tutor(a), curador(a), estes deverão apresentar também o termo emitido pelo juizado que comprove a guarda, tutela ou curatela;

  • Importante: o documento apresentado deve ser original ou cópia autenticada por tabelionato, legível, atualizada, em bom estado de conservação e não pode conter rasuras ou estar plastificado;

  • Atenção: o documento (Certidão de Nascimento, Casamento ou Certificado, etc.) deverá estar em boas condições, sem nenhuma espécie de rasura, mancha ou dano. O documento não pode ser manuscrito ou estar plastificado. Quando for cópia autenticada, esta precisa estar legível e sem rasuras.

Podem ser incluídos dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.


O documento também pode conter informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e CRM.


Fonte: GZH

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