top of page
Buscar
Júlia Barth

Novo Hamburgo e municípios da região Sul do RS iniciam aplicação da terceira dose contra Covid-19


Idosos que residem em Instituições de Longa Permanência serão os primeiros a receberem a dose | Foto: Reprodução

A cidade de Novo Hamburgo dará início na aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos e também de primeira dose para adolescentes a partir dos 12 anos de idade sem comorbidades. As imunizações começam na segunda-feira, com os idosos das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e seguem até sábado, dia 18, com a realização de drive-thru de primeira dose para adolescentes. “Pedimos que todos continuem aderindo e se vacinando, mostrando seu compromisso no enfrentamento da pandemia”, destaca a prefeita Fátima Daudt, lembrando que a cidade já aplicou mais de 250 mil doses e tem mais de 90 mil pessoas imunizadas com as duas aplicações.


A partir de segunda-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde se deslocarão até as ILPIs da cidade para aplicar a terceira dose nos idosos residentes. Conforme determinação do Ministério da Saúde, o imunizante a ser utilizado será o da Pfizer. O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, também destaca o momento. “Desde janeiro estamos trabalhando diariamente para vacinar nossa população. Nos emociona muito ver a dedicação e comprometimento de nossos profissionais e voluntários”, lembra Naasom.


Para a próxima quarta-feira, será realizado drive-thru de terceira dose na Fenac, das 9h às 16h, para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 15 de março. Já na sexta-feira, dia 17, o drive de terceira dose é para pessoas com 70 anos ou mais e que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 17 de março. Também será na Fenac, das 9h às 16h. Na quarta-feira, também poderão receber a terceira dose pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 18 de agosto.


Já na sexta-feira, serão incluídas estas pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 20 de agosto. Os drives têm entrada pelo acesso da avenida Nações Unidas.


A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos de idade contra a Covid-19 começa no sábado, dia 18. Neste dia, todas as 25 unidades de saúde e a Casa de Vacinas abrirão das 9h às 15h. Será obrigatória a presença de um responsável pelo menor. O menor deverá apresentar documento com foto, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável (caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que o vacinado reside naquele local).


Os municípios da região Sul também começam a aplicar a terceira dose de imunizante contra o coronavírus nesta semana. Rio Grande recebeu na noite de sexta-feira 324 doses de vacina da Pfizer. A orientação técnica deverá ser realizada nesta segunda-feira, com o início da aplicação em idosos com mais de 70 anos e que tenham recebido a segunda dose contra o coronavírus há seis meses. “Devemos começar por instituições de longa permanência na terça-feira em idosos e moradores de ILPI. Outra parte do lote recebido se destina a aplicação de primeira e segunda dose para maiores de 18 anos”, diz a secretária municipal de saúde, Zelionara Branco.


Já em Bagé, na Campanha, a aplicação da terceira dose começou neste sábado em idosos asilados de todas as instituições da cidade. Os primeiros foram moradores da Vila Vicentina. “Em torno de 82 idosos receberão a terceira dose neste momento. Aguardamos as próximas remessas para abrirmos para demais idosos, a partir de 70 anos, que já tenham completado o esquema vacinal há mais de seis meses”, diz a coordenadora municipal de imunizações, enfermeira Tatiana Miranda. A imunização destes idosos ocorre de forma gradativa.


Em Pinheiro Machado também começa nesta segunda-feira a aplicação de terceira dose em idosos que tenham se vacinado há seis meses. Conforme o secretário municipal de Saúde, Éliton Rodrigues, serão aplicadas 146 doses, 17 em moradores da ILP da cidade. Ele acredita que a imunização dessas pessoas deve ser concluída nesta semana. “Aguardamos mais doses para ampliar o público”, destaca.


Em Pelotas também começa nesta segunda-feira o reforço da imunização contra a Covid-19. O primeiro público alvo são os moradores de instituições de longa permanência de idosos. A aplicação será possível a partir de remessas de vacinas da Pfizer. Segundo a secretaria municipal de saúde, a imunização será feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, mas também poderão ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas AstraZeneca ou Janssen.


Foto: Correio do Povo

0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page