O quinto boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025, divulgado nesta sexta-feira (17), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), revelou que nove dos 93 pontos monitorados no Rio Grande do Sul estão impróprios para banho. Entre os locais destacados, os balneários de Santa Maria e Tapes apareceram pela primeira vez nesta temporada com restrições.
De acordo com o levantamento, em Tapes, o índice de cianobactérias no Balneário Rebelo alcançou 161.070 células/ml, ultrapassando mais de três vezes o limite permitido pela resolução Conama 357/2005, que é de 50.000 células/ml.
Além disso, três pontos permanecem impróprios em todos os boletins já publicados: Valverde – Trapiche, em Pelotas; Praia das Ondinas, em São Lourenço do Sul; e Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba, em Barra do Ribeiro.
Pontos impróprios para banho:
Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba;
Pelotas: Santo Antônio (rua São José do Norte e av. Rio Grande do Sul) e Valverde (Aav. Sen. Joaquim Assumpção e Trapiche);
Santa Maria: Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí;
São Jerônimo: Praia do Encontro – Rio Jacuí;
São Lourenço do Sul: Praia das Ondinas;
Tapes: Balneário Rebelo.
A Fepam anunciou que ações de fiscalização serão realizadas nos próximos dias nos locais com maior recorrência de impróprios, buscando identificar possíveis descartes irregulares de resíduos que possam estar comprometendo a qualidade da água.
As análises para o boletim consideram dados coletados ao longo das últimas cinco semanas. O monitoramento ocorre desde novembro de 2024 e seguirá até fevereiro, com atualizações semanais divulgadas no site e redes sociais da Fepam.
Comments