top of page
Buscar
Foto do escritorStart Comunicação

Nove lugares surpreendentes para conhecer no Rio Grande do Sul - 1ª Parte

O Rio Grande do Sul é cheio de lugares incríveis para viajar, tanto é que já estivemos lá dez vezes. As cidades são maravilhosas, com ruas charmosas, cheias de canteiros de flores impecáveis e construções em estilo europeu, o povo é hospitaleiro e a gastronomia é deliciosa — isso tudo sem falar nas inúmeras atrações turísticas.


Nesta matéria, selecionamos destinos imperdíveis para você se convencer de que o estado vai muito além de Gramado. O Rio Grande do Sul tem de tudo: friozinho na Serra Gaúcha, paisagens arrebatadoras nos Campos de Cima da Serra, enogastronomia no Vale dos Vinhedos, história nas região das Missões e um belo litoral. Para cada destino citado, você encontra também uma excelente opção de hospedagem para deixar a sua viagem ainda mais especial. Vamos lá?

Canela é um destino com muitos atrativos naturais que costuma fazer parte do roteiro de quem visita Gramado, afinal, as cidades são vizinhas. O principal destaque é o Parque Estadual do Caracol, lar da enorme Cascata do Caracol, que despenca de 131 metros de altura. Um jeito legal de explorar o parque é andar nos bondinhos aéreos.


Já o Alpen Park traz 60 mil metros quadrados cheios de atrações de aventura, como o imperdível trenó de montanha, arvorismo, tirolesa e quadriciclo. Para quem viaja com crianças, vale também a visita ao Terra Mágica Florybal, parque temático com várias atrações, com destaque para o cinema 7D. Outro ótimo passeio é o Mundo a Vapor, que conta a história da Revolução Industrial e abriga diversas réplicas de máquinas que funcionam a vapor.


Não deixe também de conhecer a Catedral de Pedra, a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, feita em estilo gótico, com 65 metros de altura e um carrilhão com doze sinos de bronze. À noite, a catedral ganha uma iluminação especial. E atenção: no fim do ano, o Sonho de Natal transforma Canela na terra do Papai Noel. Se for conhecer a cidade nessa época, você verá milhares de luzes, muitos enfeites e espetáculos.


Gastronomia e cultura


Não saia de Canela sem ir à Noite Gaúcha na Churrascaria Garfo e Bombacha. Além de comer o melhor churrasco da região, com direito a muita costela no fogo de chão, você vai curtir apresentações folclóricas com música e dança.

Nova Petrópolis parece saída de um conto de fadas. As praças floridas, as lindas casinhas em enxaimel, estilo europeu tradicional, e as pessoas falando alemão nas ruas revelam a essência da cultura germânica, trazida pelos imigrantes na segunda metade do século XIX. O Jardim da Serra Gaúcha, como a cidade é chamada, tem apenas vinte mil habitantes e fica a 35 km de Gramado.


Não faltam lugares charmosos por lá, a começar pela Praça da República, onde ficam o Labirinto Verde e a Rua Coberta. Já o Parque Aldeia do Imigrante reconstrui uma Aldeia Bávara completa, com direito a capela, escola, cantina, ferraria, sapateiro… E o Esculturas Parque Pedras do Silêncio conta a história da imigração germânica por meio de uma linha do tempo montada com mais de 80 esculturas de pedras.


É claro que há excelentes lugares para saborear o melhor da gastronomia alemã. No restaurante Colina Verde, um banquete é colocado na mesa e você pode repetir o que quiser. Uma panqueca de maçã quentinha encerra a experiência de forma doce por lá. Recomendamos também a Mukli Alfajores, com os melhores alfajores da Serra Gaúcha. Nossa dica é o delicioso milk shake de alfajor.


Para quem curte cerveja artesanal


Se você gosta de cerveja, atenção: a Cervejaria Edelbrau tem nove rótulos, um gastropub e visitação à fábrica. Experimente a refrescante Witbier, cerveja que leva mexerica e foi feita em homenagem a avó de um dos donos. Visite também a loja Kukos, que é a coisa mais linda do mundo! São cucos e mais cucos do teto ao chão, dos relógios mais clássicos aos mais rebuscados.

Bento Gonçalves é um paraíso para quem curte gastronomia, pois além das 80 vinícolas, oferece a culinária baseada na herança deixada pela imigração italiana na região. Uma das melhores épocas para se visitar a cidade é de janeiro a março, quando acontece a Vindima, a celebração da colheita das uvas, e você pode até fazer a famosa pisa!


Vale passear pelo Vale dos Vinhedos e degustar os deliciosos sabores. Conheça a linda Casa Valduga, a Vinícola Miolo, a Salton e a CristofoliJá o roteiro Caminhos de Pedra tem 28 casas de colonos que foram revitalizadas e transformadas em pontos turísticos. Minha dica é visitar a Casa da Ovelha, a Casa da Erva Mate, a Cantina Strapazzon, e almoçar na Casa Ângelo.


O passeio de Maria Fumaça liga Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, passando por Garibaldi. Uma locomotiva a vapor do século 19 percorre em duas horas os vinte quilômetros de trajeto. Antes de embarcar, visite o parque temático Epopeia Italiana, que conta a história da imigração italiana na região em cenários imersivos.


Para se aventurar


E se você gosta de adrenalina, vá até o Parque de Aventuras Gasper, onde poderá praticar atividades radicais, como pular de bungee jump, rapel, tirolesa, paintball, quadriciclo e muito mais.


0 comentário

Comments


banner-start980x135.png
Caixinha de perguntas Start.png
start start start.png
bottom of page