Nova turma de Guardas Municipais de São Leopoldo inicia curso para uso de pistola
- Andressa Deuner
- 15 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Nesta segunda-feira (15), mais uma turma de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, iniciou o curso de qualificação anual para o uso de armas de fogo. A capacitação teórica ocorre na sede da corporação, na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp). Também serão realizadas aulas práticas e prova de tiro. O curso é obrigatório para os agentes manterem o porte de suas armas e envolve habilitação para uso de pistolas semiautomáticas .380.
Ao todo, participaram da formação 15 agentes. É um processo continuado de formação e qualificação dos agentes para arma de fogo. Alguns desta turma são formados em revólver e serão atualizados para uso de pistola, outros ainda não têm porte. As aulas são ministradas pelos agentes Fábio dos Santos e Tiago Saraiva que fazem parte da corporação. Dos Santos recebeu credenciamento junto à Superintendência Regional da Polícia Federal como instrutor para utilização de armamento e tiro. A habilitação permite à GCM capacitar outros agentes, da própria guarda ou membros de outras forças de segurança. Enquanto Saraiva é pós-graduado em operações Especiais Policiais.
O diretor-geral da guarda, José Carlos Perozo, classifica o momento como de extrema relevância, pois não se trata apenas de um dever, mas de compromisso com a segurança pública da cidade. “A GCM de São Leopoldo prima pela qualificação de seus agentes, que no trabalho ostensivo necessita estar devidamente equipada e armada em condições de dar segurança ao munícipe, bem como garantir sua própria segurança. O uso de arma de fogo pela GCM não desqualifica seu trabalho preventivo e de aproximação com a comunidade, entendendo que o uso da arma é seu último recurso. Para isso é necessário que o treinamento seja de muita qualidade e temos como premissa o aprimoramento de nossos instrutores que sabem bem a necessidade da cidade”, disse.
Currículo do curso
Assuntos Institucionais: 4h
Revisão da legislação aplicada ao uso legal e legítimo da arma de fogo: 4h
Legislação e procedimentos de trânsito: 16h
Defesa pessoal: 4h
Atendimento pré-hospitalar - APH: 4h
Apresentação da arma e regras de segurança: 4h
Manuseio e aprontou da arma e Solução de panes: 4h
Abordagem a pessoas e veículos, algemação e condução: 8h
Confronto em ambiente confinado: 8h
Aula prática de armamento e tiro: 24h
Fonte: PMSL
Comments