A semana começou com a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial de São Leopoldo. É que nesta segunda-feira (1º) foi inaugurada a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS-AD). Agora, o espaço conta com uma estrutura maior, mais segura e acolhedora para receber os usuários. Além disso, o local contará com espaço para a base da equipe do Consultório na Rua (CNR).
O CAPS-AD de São Leopoldo é um serviço 100% SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), sob gestão da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo (FMS-SL), e atende pessoas adultas que apresentem uso problemático de substâncias psicoativas, tendo como princípio o cuidado integral, a partir de ações e estratégias articuladas em rede. A iniciativa tem como objetivo favorecer a inclusão social, a promoção de autonomia e saúde por meio de intervenções integrais ao usuário de álcool e outras drogas.
Para Paula Silva, diretora presidente da FMS-SL, o trabalho do CAPS-AD tem o compromisso de dar condições para os seus usuários de estarem inseridos na sociedade, proporcionando o cuidado em liberdade, uma das diretrizes fundamentais da saúde mental na cidade.
Conforme a fundação, o serviço funciona sob a modalidade “portas abertas”, quando todos os usuários que procuram o serviço são atendidos. De setembro de 2023 a março de 2024 foram registrados 2.877 atendimentos individuais e 2.961 atendimentos em atividades coletivas, com uma média de mais de 400 atendimentos mensais em cada modalidade.
Antes de se mudar para o novo endereço (rua Ernesto Muzzel, 134, bairro Fião), a casa ficava localizada na rua Saturnino de Brito, 68, no bairro São José.
Atualmente, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ainda em abril passará a funcionar com horário estendido até 20h de segunda a sexta-feira, com perspectiva de, até julho, ser habilitado na modalidade AD III, quando passará a operar 24h de segunda a segunda.
Guilbert Trendt, da Redação Start com informações da Prefeitura de São Leopoldo
コメント