A Exposição "Vida nos Trilhos" chegou ao Museu do Trem de São Leopoldo e estará aberta ao público até o dia 21 de dezembro. Promovida pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção e Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a mostra reúne entrevistas e imagens que destacam o cotidiano de ferroviários e suas histórias de vida.
De acordo com Alice Bemvenuti, diretora do Museu do Trem, a exposição reflete a filosofia de preservação da memória ferroviária que o museu vem promovendo ao longo dos anos. "Esse trabalho ressalta a grande relevância da preservação da memória ferroviária. A exposição convida os visitantes a conhecerem mais sobre a vida e a história desses trabalhadores", explica Alice.
A pesquisa etnográfica que deu origem à exposição foi coordenada pela professora Claudia Turra e contou com a participação ativa da comunidade ferroviária. Os relatos coletados valorizam as experiências dos ferroviários, além de contribuir para o projeto de construção de um Memorial da Estação Férrea de Pelotas. A mostra inclui um ensaio fotográfico e o videodocumentário "Vida nos Trilhos", que já passou por outras cidades ferroviárias do Sul do Brasil.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 14h, e aos sábados, das 13h às 17h, no Museu do Trem (rua Lindolfo Collor, 40, Centro). A entrada é gratuita, e a mostra oferece uma oportunidade única para conhecer mais sobre a cultura ferroviária e a importância desse legado histórico.
Comments