Motoristas de empresas de ônibus da região metropolitana realizaram na manhã desta terça-feira uma operação tartaruga (quando os coletivos andam em velocidade reduzida) a partir do trecho do Viaduto da Conceição, no Centro de Porto Alegre. O resultado foi um longo congestionamento de ônibus e veículos na Avenida Mauá e na Avenida Castelo Branco. Trecho da Avenida Farrapos também está congestionado com a mobilização.
As empresas envolvidas são Transcal (que faz o transporte entre Cachoeirinha e Porto Alegre), Soul (Alvorada), Viamão e Sogil (Gravataí). O protesto se deve ao não pagamento de férias parceladas e à quantidade reduzida de tickets refeição.
O protesto também tem como pauta as 1,7 mil demissões ocorridas nos últimos anos, especialmente após a pandemia.
Para permitir que o tráfego nas avenidas voltasse a fluir normalmente, a Brigada Militar orientou os motoristas a liberar parte da pista das vias. A Empresa Pública de Transporte e Circulação também trabalha na normalização do tráfego nas vias.
A mobilização foi coordenada pelo Sindimetropolitano, que representa os trabalhadores rodoviários de cidades da Região Metropolitana conta com apoio de Sindicatos rodoviários municipais.
O presidente do Sindimetropolitano, Mauro Santos, explica que a categoria vem sofrendo com redução salarial, de benefícios e de vale-alimentação. "O pessoal queria entrar de greve hoje mesmo", afirmou Santos. "Hoje é um manifesto, amanhã pode não ter ônibus ", acrescentou.
Fonte: Correio do Povo
Comments