top of page
Buscar
Júlia Barth

Motoristas de ônibus da região metropolitana realizam protesto em Porto Alegre


Operação tartaruga de motoristas de empresas de transporte da região metropolitana gerou congestionamentos em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Motoristas de empresas de ônibus da região metropolitana realizaram na manhã desta terça-feira uma operação tartaruga (quando os coletivos andam em velocidade reduzida) a partir do trecho do Viaduto da Conceição, no Centro de Porto Alegre. O resultado foi um longo congestionamento de ônibus e veículos na Avenida Mauá e na Avenida Castelo Branco. Trecho da Avenida Farrapos também está congestionado com a mobilização.


As empresas envolvidas são Transcal (que faz o transporte entre Cachoeirinha e Porto Alegre), Soul (Alvorada), Viamão e Sogil (Gravataí). O protesto se deve ao não pagamento de férias parceladas e à quantidade reduzida de tickets refeição.


O protesto também tem como pauta as 1,7 mil demissões ocorridas nos últimos anos, especialmente após a pandemia.


Para permitir que o tráfego nas avenidas voltasse a fluir normalmente, a Brigada Militar orientou os motoristas a liberar parte da pista das vias. A Empresa Pública de Transporte e Circulação também trabalha na normalização do tráfego nas vias.


A mobilização foi coordenada pelo Sindimetropolitano, que representa os trabalhadores rodoviários de cidades da Região Metropolitana conta com apoio de Sindicatos rodoviários municipais.


O presidente do Sindimetropolitano, Mauro Santos, explica que a categoria vem sofrendo com redução salarial, de benefícios e de vale-alimentação. "O pessoal queria entrar de greve hoje mesmo", afirmou Santos. "Hoje é um manifesto, amanhã pode não ter ônibus ", acrescentou.


Fonte: Correio do Povo


0 comentário

Comments


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page