Morreu na noite desta quinta-feira (09) o bispo emérito de Santa Cruz do Sul Dom Aloísio Sinésio Bohn, de 87 anos. Antes de fixar residência na cidade do Vale do Rio Pardo, em agosto de 1986, Dom Sinésio foi o primeiro bispo da Diocese de Novo Hamburgo. Ele assumiu em fevereiro de 1980 e permaneceu na função por seis anos e meio.
Natural de Linha Bonita, interior de Montenegro, Dom Sinésio fez o ensino médio no Seminário Menor São José de Gravataí, de 1952 a 1954. Depois mudou-se para Roma, onde cursou Filosofia, Teologia e Direito Canônico entre 1955 e 1964. Foi ordenado presbítero em Roma em dezembro de 1962.
Em junho de 1977 foi nomeado pelo papa Paulo VI bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e consagrado em setembro do mesmo ano no Seminário Maior de Viamão pelo arcebispo de Porto Alegre Dom Vicente Scherer. Em 1980 assumiu a Diocese de Novo Hamburgo e, em 1986, a de Santa Cruz.
Em 2017, o religioso realizou uma cirurgia em Porto Alegre para retirada de um tumor no pâncreas. Segundo informações da Diocese de Santa Cruz do Sul, o bispo emérito esteve hospitalizado nos últimos dias com quadro de dificuldade respiratória. Recebeu alta e continuou com acompanhamento médico em casa, mas teria tido uma pneumonia e não resistiu. O velório está marcado para a partir das 8 horas desta sexta-feira (10) na Catedral São João Batista, no Centro de Santa Cruz.
Comments