Morre homem que construiu túmulo com churrasqueira e pediu para ser enterrado em pé em Caçapava do Sul
- Start Comunicação
- há 8 horas
- 1 min de leitura

Foi sepultado nesta sexta-feira (25), em Caçapava do Sul, o homem que ficou conhecido nacionalmente por construir o próprio túmulo, com uma churrasqueira no topo.
O pedreiro Osório Oliveira da Rosa, o "Osorinho", morto aos 85 anos, era uma figura conhecida e carismática no município da região central do Estado. Ganhou fama ao preparar, com as próprias mãos, o caixão onde queria ser colocado e uma sepultura de três andares, no Cemitério das Catacumbas.
O jazigo tem capela e terraço para preparar churrasco, paixão dele, junto com o Sport Club Internacional. Tanto que os familiares e amigos prepararam uma carne assada ali, durante o velório, na tarde desta sexta.
— O tio Osorinho unia fé, tradição gauchesca e amor pelo Colorado. Era também muito elegante com as mulheres da cidade, a quem distribuía flores, mesmo para as que não conhecia. Até a médica que cuidou dele nos últimos dias chorou ao constatar que ele não sobreviveria — relata a comerciária Odelma Xavier, casada com um sobrinho de Osorinho.
Osorinho faleceu de problemas renais, ocorridos após uma fratura de fêmur que o deixou com problemas de locomoção. Conforme seu desejo, o cortejo fúnebre será realizado em um carro de boi, numa homenagem que resgata as raízes do campo e valoriza os costumes locais.
Outra peculiaridade: o pedreiro e tradicionalista pediu para ser sepultado em pé. O desejo será atendido, diz Maiko Araújo, proprietário da Funerária do Forte, encarregada de preparar o velório e sepultamento. Conforme conhecidos ouvidos pela reportagem, Osorinho se orgulhava de ser uma pessoa ativa e, por isso, achava que deitar no túmulo seria uma atitude preguiçosa.
FONTE: GZH
Commentaires