top of page
Buscar
Foto do escritorAndressa Deuner

Moradores tentam impedir que rua de Porto Alegre seja batizada com nome de Olavo de Carvalho


Vereadora Comandante Nádia (PP) mostra mapa com localização da rua | Imagem: Ederson Nunes/CMPA

Moradores da Rua Odília Feliciano de Souza e seu entorno, no Bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, tentam impedir que a sequência da via tenha o nome alterado para Olavo de Carvalho. Um projeto de lei de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP), aprovado na Câmara Municipal em 5 de setembro, propôs denominar o logradouro 4006 com o nome de Carvalho, escritor que morreu em janeiro deste ano.


O trecho, entretanto, é considerado como parte da via que homenageia a ativista comunitária que morreu em 1995. A Rua Odília Feliciano de Souza foi denominada desta forma em 2007 após aprovação de um projeto de lei. A rua dá acesso a uma série de vielas em que não é possível ingressar com veículos, por exemplo.


A comunidade fez um abaixo assinado para solicitar que o Executivo Municipal não sancione o projeto. A versão online contava, nesta quarta-feira (14), com cerca de 14 mil assinaturas, além de aproximadamente outras 500 em papel. As assinaturas foram anexadas ao despacho protocolado à Diretoria Legislativa nesta terça-feira (13) pelo vereador Matheus Gomes (PSOL), que destaca que "o mapa da prefeitura está desatualizado".


"Destaca-se que os logradouros 4004 a 4007 são acessos à própria Rua Odília Feliciano de Souza, não sendo tais logradouros ruas de fato, intransitável para veículos, considerados becos de ligação entre a rua já citada e a Rua Orfanotrófio, e identificados pelos Correios como a rua existente, pelo qual os moradores recebem suas correspondências", cita o documento.


Projeto

O projeto de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP) estabelece que seja denominada de "Filósofo Olávo de Carvalho" o logradouro cadastrado, localizada no Bairro Santa Tereza, cadastrado como Rua 4006. A proposta foi aprovada por 18 votos a nove. A rua batizada com o nome de Odília era, originalmente, a Rua 4003.


De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, até esta quarta-feira (14), o projeto ainda não chegou para sanção.


Houve polêmica na votação. Vereadores de partido de esquerda votaram contra o projeto, alegando que Olavo de Carvalho não tinha formação como filósofo, como constava na proposta da vereadora.


Conforme o texto, a justificativa se dá porque Carvalho "tornou-se um dos principais difusores de ideias do Brasil, sendo um grande crítico do pensamento coletivo nacional, orientado sobretudo para a autodefinição da especificidade, inclina-se a supervalorizar o popular, o antropológico e o documental acima do que chama de valores supratemporais". O escritor morreu em 24 de janeiro, aos 74 anos.


Fonte: g1

0 comentário

Comentários


Banner-superior---980px-largura-X-135px-altura.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page