No início da manhã desta quinta-feira (23), perto das 7h, um cervo foi avistado pelas ruas de Tramandaí, no Litoral Norte. Fotos e vídeos registrados por moradores, que repercutiram nas redes sociais, mostram o animal silvestre no bairro Barra de Tramandaí, próximo à Avenida Beira-Rio.
Um dos moradores que se deparou com o animal foi Marcelo Pereira, que é servidor da prefeitura de Tramandaí. Marcelo encontrou o cervo no início da manhã. Em um primeiro momento, ele não entendeu do que se tratava.
— (Eu pensei) será que eu estou vendo coisa? É um cachorro grande? Eu me aproximei e vi que era o cervo — relata.
De acordo com 1° Tenente Eduardo Bomfim, Comandante do Pelotão Ambiental de Tramandaí, o cervo fugiu no momento em que pessoas se aproximaram dele e pulou no Rio Tramandaí, nadando em direção a Imbé. Desde então, a equipe da Patrulha Ambiental está realizando buscas pela água para tentar localizar o animal.
Antes disso, um cervo também havia sido visto no dia 11 de março, mas dessa vez no bairro Nova Tramandaí. Não se sabe se nas duas situações se tratava do mesmo animal. Segundo Tenente Bomfim, antes desses dois episódios, o Pelotão Ambiental de Tramandaí não havia registrado o aparecimento dessa espécie na região.
Conforme o comandante, trata-se da espécie Axix Axis, que não é nativa do Brasil e a criação é proibida no Rio Grande do Sul. O animal é originário das florestas da Ásia e foi introduzido em vários países, principalmente para a caça, que é uma das possibilidades apontadas pela Patrulha Ambiental de Tramandaí sobre a origem do animal na região.
A Prefeitura de Tramandaí pede que caso algum morador encontre o cervo, entre em contato com a Patrulha Ambiental pelo fone (51) 3661-4620.
Fonte: G1
Comments