Um jacaré foi avistado por moradores de Osório, no Litoral Norte, no Cemitério Municipal neste domingo (29). A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) diz que foi informada da ocorrência e que uma equipe foi acionada para retirar o animal, mas não o encontrou.
Imagens feitas por moradores da região mostram o animal próximo a sepulturas de parede, assustando quem visitou o local.
A Patram afirma que, no local, foi encontrado um buraco no muro pelo o qual o animal estaria passando. No entanto, não teria encontrado o guarda do cemitério, que poderia dar mais detalhes dos hábitos do animal.
Segundo o professor de biologia da Unisc Andreas Kohler, pelas características vistas na imagem, se trata de um jacaré-de-papo-amarelo, espécie que está crescendo em território gaúcho, diferente de outros répteis.
O professor afirma que a presença do animal na cidade é comum, já que a espécie fica próxima a regiões aquáticas. Osório conta com 23 lagoas. No entanto, ele afirma que é incomum o bicho se alocar em um cemitério.
"Estar em um cemitério é por acaso, mas talvez até poderia ter um cheiro atrativo", afirma.
Autoridades recomendam distância
A Brigada Militar recomenda evitar o contato e não tentar resgatar animais silvestres por conta própria, já que a manipulação dos bichos é feita, de forma segura, somente por profissionais e com instrumentos apropriados.
A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros podem ser contatados, respectivamente, pelos números 190 e 193.
Fonte: g1
Comentários